(43) 3324 – 2815
Rua Pará, 1252 – Londrina-PR

Formatura do 5º Ano: presente para a memória e para o coração

Formatura do 5º Ano: presente para a memória e para o coração

O filme ‘Sing – Quem canta seus males espanta’ foi inspiração para o teatro cênico-musical

Hoje é dia de olhar para trás e agradecer por cada passo dado, por cada obstáculo transposto, por cada vitória conquistada. Com essas palavras, a diretora Daniele Zoéga Della Barba iniciou a formatura da 37ª turma de 5º Ano d’O Peixinho, realizada dia 12 no teatro do Colégio Mãe de Deus, com direito a muitas risadas e lágrimas emocionadas.

Citando a conhecida frase de Rubem Alves: “Não haverá borboletas se a vida não passar por longas e silenciosas metamorfoses”, a diretora observou que naquela noite os convidados veriam lindas borboletas prestes a voar pela primeira vez, cada uma com suas características próprias; umas mais ousadas, outras se destacando pelo jeitinho comunicativo, algumas tímidas e silenciosas e as que animam o grupo. “Todas, com suas peculiaridades, tornam a nossa escola mais colorida e feliz e, agora, vão alegrar outros espaços”, afirmou.

Como Daniele estava participando da cerimônia também como mãe, deixou a condução dos momentos com a secretária Tânia Barros, a Tia Tânia, que em 2018 completará 40 anos de O Peixinho. E na primeira parte do evento, a formanda Ana Carmen também foi oradora, representando os demais alunos.

Quando as cortinas se abriram e os formandos apareceram no palco, a torcida da plateia estava de prontidão para assistir às crianças e registrar cada detalhe com celulares e câmeras fotográficas. A emoção estava visível nas estrelas da noite e nos convidados. Foi em clima de festa que os 36 alunos das duas turmas de 5º Ano iniciaram a cerimônia cantando o Hino Nacional.

Antes de dar sequência à programação da noite, todas as crianças entoaram um louvor com a música “Tum-tum-tum de Deus” para expressar a importância do amor d’Ele na caminhada; e os alunos Lara, Regina, Henrique, Thiago Cabral, Isabela e Sara fizeram uma oração em ação de graças pelo caminho percorrido até o momento. Para encerrar as preces, a plateia também foi convidada a fazer um agradecimento a Deus.

Na sequência, os alunos entoaram o Hino d’O Peixinho, que está na cabeça e no coração das crianças desde a Educação Infantil, e depois apresentaram a música “Something just like this”, da banda Coldplay, com o acompanhamento da professora de Inglês, Luciana Jovanovich. Para fechar o momento, a aluna Mariana Khater fez uma homenagem aos amigos e à escola cantando “O caderno”, de Toquinho.

Certificados

Para tornar ainda mais especial o recebimento do canudo que simboliza a conclusão do Ensino Fundamental I, os convidados assistiram a vídeos com amostras de imagens das turmas coletadas durante o ano. E a cada nome chamado, os familiares se manifestavam com palmas e assovios. Se o momento já era esperado pelas crianças, se tornou ainda mais marcante com as lembranças do último ano na escola exibidas no telão.

Encenação

Na segunda parte da comemoração, os convidados assistiram à peça cênico-musical, escrita pela diretora Daniele, inspirada no filme “Sing – Quem canta seus males espanta”. “A música tem papel marcante em nossas vidas; muitas vezes, é a companhia oportuna, o ombro amigo e a motivação necessária. Não dá para imaginar nossos dias sem os acordes que embalam as emoções, não é mesmo? Sabendo que as melodias nos acompanham na caminhada, nada mais justo do que escolher este tema para o teatro desta bela noite que coroa a trajetória dos nossos formandos n’O Peixinho”, afirmou Tia Tânia.

Entre uma cena e outra, as crianças abrilhantaram a peça com vários números de dança embalados pelas músicas “Carro velho”, “Call me maybe”, “Songbird + This girl”, “Satisfaction”, “Little cowboy”, “A little less conversation” e “Calhambeque”.  As apresentações foram concluídas em grande estilo com todas as crianças juntas no palco cantando “Celebrar”.

A diretora-fundadora, Marcia Zoéga de Carvalho, encerrou a cerimônia com uma bela mensagem às famílias: “Cada vez mais aumenta a minha convicção de que a única solução para um futuro melhor está na educação das crianças. Não podemos perder a esperança. Toda caminhada começa com um passo e de passo em passo vencemos o caminho. Assim caminhamos em nossa escola, mantendo a esperança de que a cada ano podemos fazer mais pela educação das crianças”. Em seguida, uma chuva de bexigas caiu sobre os alunos no palco para coroar a cerimônia.

Gratidão

Adriana Victorelli ficou emocionada com a cerimônia, afinal, foi o último filho formado na escola. “O Peixinho faz parte da nossa história. Foi a escola que escolhi com a razão e a emoção para alfabetizar meus três filhos: Pedro, Henrique e agora o Antônio”, comentou. “O Peixinho possui excelência no ensino, tradição e amor, ingredientes necessários para torná-los verdadeiros homens”, completou.  Para ela, o encerramento foi “surpreendente” desde a escolha do local, do tema da peça, dos papéis das crianças até o exemplo de companheirismo entre a Tia Marcia e a Tia Dani. “Eles saem do Peixinho, mas o Peixinho nunca sairá de nós”, afirmou, agradecendo pela dedicação e carinho que a escola tem pelos alunos.

Segundo Juliana Henriques, mãe da Maria Fernanda, a cerimônia causou uma mistura de sentimentos: tristeza porque a “era” O Peixinho acabou, alegria pela nova fase que se inicia e dever cumprido por certificar que ter matriculado a filha na escola foi a escolha certa. “Saber que hoje ela sai do 5º ano não só preparada em conteúdo, mas também emocionalmente para enfrentar os novos desafios de uma escola maior, é muito gratificante e tranquilizador”, disse.

Quanto ao teatro, acrescentou, foi divertido e bonito. “As crianças e a escola estão de parabéns. Realmente a criatividade do texto e a interpretação das crianças surpreenderam. O evento, com certeza, ficará na memória de nossos corações.”

Formatura 5ºAno (7)

Formatura 5ºAno (8)

Formatura 5ºAno (46)

Formatura 5ºAno (40)

Formatura 5ºAno (26)

Formatura 5ºAno (36)

Formatura 5ºAno (29)

Formatura 5ºAno (32)

Formatura 5ºAno (49)

Formatura 5ºAno (54)

Formatura 5ºAno (17)

Formatura 5ºAno (20)

Formatura 5ºAno (3)

IMG_8937

Formatura 5ºAno (9)

Formatura 5ºAno (57)

Formatura 5ºAno (10)

Formatura 5ºAno (19)

Formatura 5ºAno (16)     Formatura 5ºAno (11)

Formatura 5ºAno (14)     Formatura 5ºAno (62)

Formatura 5ºAno (64)

Formatura 5ºAno (1)

IMG_0886

IMG_0959

IMG_1097

Confira mais fotos em nossa fan page: www.facebook.com/opeixinho/

Adicionar comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *