(43) 3324 – 2815
Rua Pará, 1252 – Londrina-PR

Alunos têm aula diferenciada na Biblioteca Móvel Ambiental

Alunos têm aula diferenciada na Biblioteca Móvel Ambiental

Cuidados com a água, arborização, uso consciente dos recursos naturais, destino correto do lixo e formas de reciclagem foram alguns temas trabalhados com as turmas

As turmas do 1º ao 4º Ano d’O Peixinho receberam uma visita especial na manhã de segunda-feira (16) e terça (17) à tarde: a Biblioteca Móvel Ambiental – um ônibus adaptado que se desloca até o local de atendimento para oferecer conteúdo educativo de conscientização ambiental. O projeto, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Ambiente (Sema) numa parceria entre a Prefeitura e a Viação Garcia, é realizado desde 2005 com o objetivo estimular a leitura com temáticas relacionadas ao meio ambiente.

Devidamente decorado, com desenhos de pegadas no chão e nas paredes, o espaço chamou a atenção das crianças já no início. “São marcas de pés humanos, de patas de capivara, de quati e de macaco”, explicou a geógrafa e educadora ambiental Queila Spoladore, que conduziu as atividades com os alunos.

Depois de mostrar como funciona a biblioteca móvel, ela iniciou a “aula” com dois pequenos vídeos animados. Entre uma apresentação e outra, abriu espaço para os alunos fazerem perguntas, considerações e partilharem situações do dia a dia ligadas ao tema. Na sequência, as crianças ficaram livres para manusear os materiais impressos (livros, revistas, gibis e informativos) disponíveis no espaço. Destino correto do lixo, formas de reciclagem, arborização, cuidados com a água e uso consciente dos recursos naturais foram algumas temáticas trabalhadas com as turmas.

Segundo a educadora, a proposta visa disseminar conceitos ambientais e sensibilizar a população modificando seu modo de agir e pensar com o propósito de tornar o planeta mais humano e sustentável. “Para tanto, é fundamental educar o cidadão do futuro e conscientizá-lo para a preservação do meio ambiente”, afirmou.

Com um acervo de mais de 1.700 exemplares, o espaço promove atividades lúdicas utilizando recursos impressos e audiovisuais. As metodologias e materiais utilizados variam de acordo com a faixa etária e interesse do grupo atendido. 

Aprendizado

Luiza Lapa Espiga, do 1º Ano, ficou tão encantada com a biblioteca móvel que fará uma escultura com o formato do ônibus usando argila. “É para guardar de lembrança”, contou. A aluna disse que gostou muito dos livros porque havia muitas opções: “Consegui olhar vários, entre eles, um que falava de dengue e outro de animais que vivem nas florestas.”

“Eu já sabia muita coisa porque tinha visto na escola, mas mesmo assim gostei porque teve assunto novo. Olhando os livros, vi algumas espécies diferentes de animais marinhos e achei muito legais”, disse Henrique Fanelli, do 2º Ano.

Isabela Davanço Montenegro, do 3º Ano, achou as pegadas muito interessantes e também ficou encantada com a quantidade de livros do mesmo tema: “Peguei vários para folhear e ver as figuras, mas só deu tempo de ler uma história inteira. Gostei de tudo”, elogiou.

“Aprendi no vídeo que temos de ter consciência ao usar os materiais que vêm da natureza e reutilizá-los sempre que for possível para fazer outras coisas, como brinquedos, por exemplo. Se não der para usar em casa, devemos mandar para a reciclagem para que possam ser transformados para evitar desperdícios”, comentou a aluna Yasmin Yokoo, do 4º Ano.

Confira mais fotos em nossa fan page: www.facebook.com/opeixinho

Adicionar comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *