Atividade extraclasse oportunizou vivências práticas sobre imigração, cafeicultura e patrimônio cultural
Com o objetivo de enriquecer o processo de ensino e aprendizagem por meio de experiências significativas culturais e históricas, a Escola O Peixinho organizou uma visita ao Museu do Café para os alunos dos 4º e 5º anos, no último dia 11. A proposta aproximou as crianças da história local, incentivou a valorização do patrimônio cultural e despertou o interesse pelo processo de cultivo e produção do café — elemento fundamental da identidade do norte paranaense.
Ao longo do ano letivo, o 4º Ano dedicou-se ao estudo da história de Londrina, enquanto o 5º Ano aprofundou-se na história do Paraná. Sendo assim, a aula extraclasse no museu possibilitou que os conteúdos vistos em sala ganhassem forma e significado.
Os estudantes puderam observar fotografias, representações de comidas típicas feitas em cerâmica, roupas de época, documentos e artefatos históricos, objetos relacionados à agricultura, construções de Londrina, informações sobre a Companhia de Terras Norte do Paraná, entre outras curiosidades que despertaram grande interesse nas crianças.
Segundo a coordenadora pedagógica Luana Silvestre, a experiência foi marcada pela participação ativa dos alunos. “Foi muito gratificante atestar que realmente eles absorveram o conteúdo visto no decorrer do ano. Eles souberam responder a todas as perguntas feitas pela guia do museu; deram um show de conhecimento”, comentou, orgulhosa das turmas.
Para além do aprendizado, a atividade proporcionou um momento de integração, descoberta e valorização da própria história, reforçando a importância da vivência prática como parte essencial do processo educativo.
















Adicionar comentário