O Peixinho realizou uma pesquisa junto aos pais e responsáveis, no período de 21 de julho a 03 de agosto, para entender o sentimento e necessidades das famílias com relação à volta às aulas presenciais durante a pandemia de covid-19. A iniciativa faz parte do planejamento para retomada das atividades no ambiente escolar quando os órgãos competentes divulgarem a decisão.
No total, 194 pais enviaram suas respostas. Desse número, 52% têm filhos no Ensino Fundamental, 41% na Educação Infantil e 8% em ambos os segmentos. A maioria das famílias (68%) manifestou-se favorável à retomada das aulas presenciais, porém, uma pequena parcela (30%) concordou em levar os filhos para a escola imediatamente. A Educação Infantil é o grupo mais preocupado com a retomada das aulas.
Dois segmentos (Infantil e Fundamental), 38% dos pais concordaram com o retorno das aulas presenciais em agosto, mas não mandariam os filhos para a escola no momento. 32% se manifestaram contra a reabertura das escolas e 30% concordaram com a retomada das aulas presenciais e enviariam os filhos de imediato.
Apenas 35,6% do total dos responsáveis mostraram interesse pelo ensino híbrido (aulas on-line e presenciais), 29% ainda não pensaram nas possibilidades, 19% afirmaram que não concordam com a retomada das aulas presenciais e 16,5% escolheram continuar em casa com aulas on-line. Sobre o melhor mês para retorno, 35% sinalizaram que não voltariam neste ano; 25% optaram por setembro; 18% escolheram agosto e 22% colocaram a opção “outro”.
O total da amostra analisada indicou que quase 28% dos matriculados são considerados grupo de risco. A pesquisa também recebeu 56 comentários sobre a atual situação e opiniões sobre a retomada das aulas. A maioria dos pais relatou que entende a realidade pandêmica e ofereceu apoio à escola.
A todos que participaram do levantamento, nosso muito obrigado!
Atenciosamente,
O Peixinho