Acompanhar o desenvolvimento escolar dos filhos, mais que necessário, é fundamental. N’O Peixinho, o diálogo com as professoras no final do bimestre se torna ainda mais especial e prazeroso porque os pais têm a oportunidade de prestigiar alguns trabalhos feitos durante os últimos meses de aula. Para encerrar as atividades antes das férias, a escola montou uma mostra especial na manhã do 1º sábado de julho.
Para cada turminha, uma proposta diferente. Formas geométricas e cores ganharam novo sentido com a criatividade dos aluninhos do Nível Inicial tanto nos carrinhos que compuseram o trânsito simulado na sala da turma – e que foram levados para casa como produto final – quanto nas colagens e desenhos espontâneos.
Os trabalhos da Educação Infantil 1 foram desenvolvidos com base na história “A galinha ruiva” – trabalhando conceitos de cidadania e ajuda ao próximo. Para ilustrar o que aprenderam, as crianças ajudaram a montar um belo painel que ilustrou o sítio onde a personagem morava com os outros animais. Como lembrança, os pais levaram para casa uma galinha confeccionada com material reciclável e personalizada pelo filho.
A partir da Educação Infantil 2 foi trabalhada a formação do esquema corporal com projetos diferenciados para cada nível. “Conhecendo e aprendendo sobre o corpo humano” foi a unidade que permeou as atividades da turminha da EI 2. “Para crescer com saúde nosso corpo precisa de uma alimentação saudável” foi o painel que representou as frutas preferidas da mamãe, do papai e da criança.
Como produto final, os alunos fizeram um boneco articulado que se tornou um personagem, inclusive, com nome. Cada criança também fez um desenho representando a si mesma e anexou a ele uma tira decorada com a sua altura.
A EI 3 teve atividades referentes aos cinco sentidos. Com aulas práticas, experimentaram e descobriram como é possível perceber a variedade de sensações. No painel “Com meu corpo eu posso comer, ver, sentir, ouvir e cheirar” os alunos representaram o que aprenderam por meio de desenhos, colagens, pinturas e fotos. Um porta-retrato com o desenho da família foi o produto final que os pequenos levaram para casa.
“Jeitos de brincar” foi a unidade do Pré 1. Com muito capricho e uma boa dose de criatividade, as crianças retrataram vários tipos de brincadeiras, como dominó, casinha, amarelinha, boliche e corda no painel “É brincando que a gente aprende”. Já em “Brincadeiras de época: ontem, hoje e amanhã… O importante é se divertir”, ilustraram a evolução das brincadeiras com base nas suas próprias preferências, em pesquisa realizada com os pais e nos desenhos que as avós fizeram durante atividade realizada na escola. A produção final da turma foi um pega-bolinha.
O corpo humano foi retratado por meio de histórias no 1º Ano, associando o lúdico à alfabetização. No painel “Eu cresço, eu me alimento, eu me mexo”, os alunos representaram cada tópico por meio de desenhos. As crianças também ilustraram as frutas para salientar que elas devem fazer parte da alimentação, além dos esportes preferidos delas e de seus pais. Elas levaram para casa o autorretrato emoldurado. Todas as turmas expuseram desenhos espontâneos e, da EI 2 ao 1º Ano, painéis com trabalhos da disciplina de Inglês.
Interação
Patricia Secco, mãe da Bruna, do 1º Ano, apreciou os trabalhos da filha e elogiou a forma com que a escola organizou o diálogo com os pais: “Ela entrou esse ano n’O Peixinho, portanto, é a minha primeira reunião com exposição das atividades, e estou achando muito boa, pois posso acompanhar a evolução dela, ver como está o desenvolvimento do restante da turma, ouvir o feedback da professora e interagir com outras mães”.
Como de costume, Henrique Brito Gumerato, avô das gêmeas Clara e Luiza, 1º Ano, acompanhou as netas na exposição de encerramento do bimestre e ficou satisfeito com o resultado dos trabalhos. “Minha família e eu adoramos essa escola porque além de ser muito eficiente na alfabetização, ensina valores importantíssimos para a vida”, comentou ele, acrescentando que elas são a terceira geração da família n’O Peixinho. “Meu irmão estudou aqui, meus dois filhos e agora as minhas netas”, contou, orgulhoso.
Confira mais fotos em nossa fan page: https://www.facebook.com/pg/opeixinho/photos/?tab=album&album_id=1080094965456823
1 Comente
Trabalho maravilhoso
Adicionar comentário