A exposição de encerramento do 2º bimestre, realizada sábado (1º), foi um passeio pelos gêneros textuais desenvolvidos com as crianças do Ensino Fundamental nos últimos meses do semestre. Enquanto dialogaram com as professoras sobre o desempenho dos filhos, ao pais apreciaram os belos trabalhos que adornaram a escola.
A quadra ganhou cor e alegria com os recontos das histórias clássicas estudadas pelo 2º Ano. Pinóquio, Os três Porquinhos e Chapeuzinho Vermelho foram inspirações para os grandes e caprichados desenhos que deram destaque aos textos produzidos pelos pequenos. A “Árvore da sabedoria” ficou ainda mais charmosa com os livros pendurados em seus galhos, simbolizando frutos, e o lago rodeado de animais confeccionados pelas próprias crianças com material reciclável. Peixe, sapo, tartaruga, pato, gato, cachorro, jacaré, porco, cobra, aranha e passarinho compuseram o cenário. Curiosidades sobre contos de fada e histórias matemáticas também foram temas de painéis.
No último bimestre, o 3º Ano estudou o gênero autobiografia. Como parte prática, cada aluno escreveu um texto sobre si e fez um autorretrato. Com muito capricho e dedicação, também montaram uma árvore genealógica. Citando atitudes de preservação do meio ambiente, as crianças fizeram uma história em quadrinhos, proposta na disciplina de português e, em matemática, um caderno de tabuada desenhada.
O 4º Ano fez uma viagem pelos pontos turísticos de Londrina que foram ilustrados em 3D por meio de cartazes e escreveram um conto (gênero aprendido no 2º bimestre) sobre esses espaços. Para fechar o conteúdo de Ciências de forma lúdica e prazerosa, a turminha confeccionou maquetes representando cadeias alimentares terrestre e aquática.
Dando um enfoque na linguagem publicitária, os alunos do 5º Ano simularam a criação de alguns produtos como desodorante, luminária, hidratante, batom e hand spinner. No painel “Reclame aqui”, as crianças produziram textos que supostamente seriam encaminhados para empresas que ofereceram produtos ou serviços que causaram insatisfação no cliente. A turma também expôs belas maquetes com diferentes tipos de relevo e desenhos com dicas para economizar energia elétrica com base no conteúdo estudado em sala e na palestra que assistiram com um funcionário da Copel.
No painel de Inglês, o 2º Ano expôs trabalhos relacionados aos climas, objetos escolares e cumprimentos; já o 3º focou em sentimentos, partes da casa e lugares na cidade. As propostas para o 4º Ano foram os meses, as estações do ano, meios de comunicação e vestuário enquanto o 5º ilustrou e escreveu sobre os países com maior número de falantes da língua inglesa.
Envolvimento
A família da aluna Laura Jadão Arcenio, do 2º Ano, teve grande envolvimento na confecção da tartaruga que ela fez para compor os animais do lago da exposição. “Sempre nos programamos para fazer alguma coisa em família aos finais de semana e como a Laura tinha esse trabalho, resolvemos investir na produção juntos”, contou a mãe, Cibele Arcenio. Dividido em etapa e com a colaboração de todos (pai, mãe, irmã, avó e prima), a tartaruga – feita de papelão, jornal, cola e massa de modelar – ganhou forma e boas lembranças que ficarão registradas na memória e no mural de fotos idealizado pelo pai, Elias Arcenio Neto. “Foi uma experiência muito boa”, avaliou Cibele.
Wilton Onishi, pai do Murilo, 2º Ano, também aprovou a proposta dos trabalhos com materiais recicláveis. “Atividades como esta conscientizam as crianças sobre a importância de cuidar do meio ambiente ao mesmo tempo que estimulam a imaginação”, observou ele que, junto com a esposa, ajudou o filho a confeccionar o porquinho que integrou o lago. “De maneira geral, gostei bastante dos painéis e dos conteúdos desenvolvidos com os alunos”, elogiou.
Adicionar comentário