Educadoras participaram de palestra, dinâmicas em grupo e elaboraram planejamento pedagógico; Fundamental teve treinamento da Editora Moderna
Antes de receberem os alunos para o semestre que se iniciou no dia 20, as professoras d’O Peixinho participaram de formações, palestras, dinâmicas, trocaram experiências e montaram planejamento durante a Semana Pedagógica, realizada de 17 a 22 de julho.
A programação foi iniciada pela psicóloga da escola, Herika Kuasne, com vídeo motivacional apresentado a todas as profissionais, do Nível Inicial ao 5º Ano, e uma dinâmica de desenho. Em duplas, as educadoras foram convidadas a fazer uma pintura nos painéis afixados nas paredes expressando atitudes que colorem o ambiente em que estão inseridas.
“Foi uma retomada de elementos que nos ajudam a ter esperança e a perceber o protagonismo que cada um desempenha na convivência com o outro. Tudo começa na forma como a gente pensa, age e se comporta diante das situações”, explicou a psicóloga. Na sequência, a Educação Infantil assistiu a uma videoaula sobre psicomotricidade com a pedagoga Luciana Brites, e o Ensino Fundamental fez uma reflexão com base no vídeo “Bons exemplos inspiram”.
Na terça-feira, a capacitação das professoras do Fundamental teve como base trechos do filme “Como estrelas na Terra”. A obra cinematográfica narra a história de um menino com dislexia que encontra um professor que o ajuda e faz toda diferença em sua vida. “Fizemos um link com algumas situações do dia a dia e discutimos o papel que o professor tem na vida de uma criança”, relatou Pollyana Pesci, coordenadora pedagógica. As educadoras também participaram de um amigo secreto no qual os presentes foram frases motivadoras e sentimentos bons que desejam umas para as outras.
No terceiro dia da Semana Pedagógica, a equipe assistiu ao vídeo “Memória operacional: sua importância na aprendizagem”, do neuropediatra Clay Brites e da pedagoga Luciana Brites. Assim como no dia anterior, as professoras da Educação Infantil prosseguiram o estudo sobre psicomotricidade.
“Distúrbios evasivos do desenvolvimento e o papel do professor como mediador” foi a abordagem de sábado da terapeuta ocupacional Thais Garcia para todas educadoras da escola. “Foi uma palestra muito interessante e esclarecedora. Recebemos informações aprofundadas sobre autismo, por exemplo, que serão muito úteis para ajudar a identificar algumas situações que ocorrem em sala”, comentou a professora do Nível Inicial, Claudia Cason. “Todos os temas abordados na Semana Pedagógica foram importantes pois nos nortearam para a prática diária da educação”, completou.
Para a professora Patricia Rodrigues de Souza, do 4º Ano, os temas abordados foram fundamentais para atualização do conhecimento e otimização da prática cotidiana: “Foi uma oportunidade de apresentarmos dificuldades que temos no dia a dia e também de propormos soluções aprendendo com o outro a partir da troca de experiências”.
“Focamos em trazer informações relacionadas ao nosso cotidiano. Foi uma semana curta e produtiva”, observou a coordenadora pedagógica da Educação Infantil, Lilian Cavalari Bernini.
Moderna.Compartilha
Ainda em ritmo de capacitação, nos dias 28 e 29, as professoras do 1º ao 5º Ano participaram de treinamento com a coach da Editora Moderna, Tamara Véras de Bitencourt. Durante os encontros, a profissional abordou habilidades digitais focando nas possibilidades disponíveis na plataforma Learning Management System (LMS) – em tradução, Sistema de Gestão em Aprendizagem – e na importância de explorar metodologias ativas, dinâmicas e práticas.
Adicionar comentário