Criatividade e capricho ficaram marcados nas obras de arte que compuseram a exposição da Educação Infantil
Aprender por meio de histórias é muito prazeroso para as crianças. E foi com base nas narrativas e atividades trabalhadas em sala que as turmas da Educação Infantil desenvolveram belos trabalhos artísticos para apresentar aos pais uma mostra dos conteúdos vistos nos últimos dois meses. Durante a reunião de encerramento do 3º bimestre, realizada no final de setembro, as famílias conversaram com as professoras sobre o desempenho dos filhos e puderam apreciar as “obras de arte” que compuseram a exposição.
Para a produção dos trabalhos, os alunos do Nível Inicial tiveram como base a poesia “Cavalinho”. Eles estudaram como esses animais se alimentam, onde vivem, observaram a diferença entre algumas raças, e representaram o que aprenderam de forma divertida através de desenho, recorte e colagem. A sala da turma ficou com cara de fazendinha, com direito a cavalos de pau confeccionados com cabo de vassoura, garrafa pet e uma boa dose de criatividade.
O segredo do sucesso dos painéis da Educação Infantil 1 foi a analogia entre O Peixinho e “A escolinha do mar” – história trabalhada em sala. Com muito capricho, as crianças fizeram representações por meio de desenhos, estudaram a poesia “A baleia” e escolheram personagens do fundo do mar para confeccionar o bichinho “de vestir” que levariam para casa. Peixe, tubarão, polvo, estrela-do-mar, cavalo-marinho e enguia foram os escolhidos dos pequenos. Os alunos puderam vivenciar e associar a escolinha do mar com a escola O Peixinho.
“Animais de estimação” foi a unidade desenvolvida com a EI 2. As crianças aprenderam sobre os cuidados que devem ter com os bichinhos em casa com relação às necessidades básicas como higiene, moradia e alimentação. Usando pintura, recorte e colagem, a turma fez um colorido painel lembrando: “Você pode ter animal, mas ele precisa de muito cuidado e carinho!”. Como produto final, as crianças fizeram bichinhos utilizando prato de papel.
“Descobertas no jardim” foi o mote das atividades desenvolvidas na EI 3, inclusive, do colorido mural feito pelas crianças com desenho, pintura e colagem. Para estimular a criatividade, os alunos também fizeram desenhos individuais de jardim com intervenção de figuras geométricas. Os produtos finais foram fantoches em forma do bichinho da preferência de cada um e também animais que se escondem no jardim, como a joaninha, feitos com pintura em pedras.
Como resultado das atividades desenvolvidas na unidade “Plantas”, os alunos do Pré 1 expuseram coloridos trabalhos no pátio da Educação Infantil. Os pequenos usaram a imaginação e folhas de árvore para incrementar seus desenhos retratando animais e natureza. Eles também fizeram um caprichado painel mostrando o que as plantas precisam para sobreviver. O produto final foi um vaso de garrafa pet com cebolinha plantada pelas próprias crianças.
O 1º Ano se divertiu com a história “O mundinho”. Cada aluno fez um desenho om interferência para representar o conto. No painel “Assim o mundinho estava sempre feliz”, as crianças fizeram várias pessoas de mãos dadas em volta do mundo para mostrar a responsabilidade todos têm nos cuidados com a natureza. No mural das estações, as fizeram produções textuais sobre o período do ano que escolheram. Um porta-lápis com formato de borboleta foi o produto final confeccionado por eles com material reciclável como lembrança da narrativa de Ruth Rocha.
Os pais puderam acompanhar o desenvolvimento dos filhos a partir dos desenhos espontâneos expostos em todas as salas. As turmas da EI 2 ao 1º Ano também apresentaram trabalhos em Inglês relacionados à cada unidade proposta.
Aline Frisselli, mãe da Laura, da EI 3, ficou satisfeita com a mostra: “Os trabalhinhos estão muito interessantes”, elogiou. “Acho importante sempre participar para ouvir os apontamentos da professora, estar em sintonia com a escola e também para prestigiar a produção das crianças e, assim, valorizar o que fizeram”, completou.
A mãe do Lorenzo, da EI 2, Polyana Gotardo, comentou que o filho estava ansioso para mostrar o que havia feito na exposição. “Ele fica empolgado para que eu veja os cadernos que vêm junto com a avaliação formativa na semana da reunião e gosta muito que eu participe deste dia. Considero importante acompanhar tudo para ter um feedback da evolução do Lorenzo”, comentou.
Confira mais fotos em nossa fan page: www.facebook.com/opeixinho
Adicionar comentário