Semanalmente, os alunos apreciam uma história encenada com recursos pedagógicos; proposta é direcionada à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental
Atividades com contação de histórias são muito positivas para aguçar o imaginário das crianças, desenvolver novas habilidades e aflorar as já existentes. Com isso, a leitura do mundo se torna mais ampliada e significativa. Tendo em vista os inúmeros benefícios dessa prática, O Peixinho desenvolve o projeto “Cada conto num canto” com os alunos do Nível Inicial ao 1º Ano. A proposta consiste em reunir as turminhas uma vez por semana para ouvir uma história encenada em um local diferente da escola. As narrações são conduzidas pelas contadoras de histórias da biblioteca, Camila Nakazato e Jéssica Riechel.
Os últimos contos apresentados às crianças foram adaptações dos livros “O monstro das cores”, de Anna Llenas, que explica as emoções por meio das cores; “A semente da verdade”, de Patrícia Engel Secco, que aborda valores importantes de forma lúdica, como ética e honestidade; “Era uma vez um gato xadrez”, de Bia Villela, que apresenta os felinos com divertidos poemas de quatro versos e imagens coloridas; e “O nariz do palhaço”, de Sandra Cursino – história que mostra aos pequenos, de maneira lúdica, a importância de valorizar-se com suas características próprias.
A coordenadora pedagógica Lilian Cavalari Bernini observa que devido à curiosidade insaciável das crianças, elas têm grande facilidade em aprender. “Por isso, as histórias são meios eficazes de ensinar valores como amizade, respeito, sinceridade, generosidade e tantos outros”, explica. Com as narrativas apresentadas de forma simples e divertida os pequenos aprendem a se conhecer, associar e entender outros personagens, outras culturas e diferentes formas de pensar e de agir.
“Todos nós sabemos a importância da leitura, por isso, devemos estimular as crianças desde pequenas para adquirirem o gosto pelos livros e pelo mundo de fantasias”, orienta Lilian.
Ensino Fundamental
Os alunos do 2º ao 5º Ano também são incentivados com propostas desenvolvidas pela escola. Diariamente, as crianças são recepcionadas pela professora de sala com a narração de uma história e semanalmente participam da “Hora do Conto” na biblioteca. Além disso, têm a oportunidade de fazer retirada de livros todos os dias. “Temos a convicção de que a prática da leitura é de grande relevância, pois aprimora a aprendizagem, amplia o vocabulário, ajuda a formular e organizar o pensamento e a fixar conteúdos”, afirma a coordenadora pedagógica Pollyana Pesci.
Veja mais fotos em nossa fan page.
Adicionar comentário