Alunos aprenderam sobre a relevância de suas atitudes para o planeta; trabalhos feitos nos últimos meses de aula deram um toque especial ao diálogo com os pais
A preservação do meio ambiente foi o tema da exposição feita n’O Peixinho no último dia 7 durante o diálogo com os pais dos alunos da Educação Infantil. Atenta à necessidade de conscientizar as crianças sobre a importância de iniciativas sustentáveis, durante o 2º bimestre a escola desenvolveu várias atividades relacionadas ao assunto. Durante a manhã, as famílias puderam apreciar os belos trabalhos e também conversar com as professoras sobre o desempenho escolar dos filhos.
Para cada turma, uma proposta diferente, mas em todas, cor, criatividade e dedicação ficaram estampadas em cada produção exposta. Conforme a coordenadora pedagógica Lilian Cavalari Bernini, respeitando a capacidade de compreensão de cada faixa etária, as professoras mostraram que é possível praticar a sustentabilidade em situações simples do dia a dia reutilizando embalagens dos lanches que consomem na escola e outros recursos que existem em casa para criar jogos e brinquedos, por exemplo. “As sucatas encantam as crianças, e utilizá-las no cotidiano delas é significativo e envolvente, além de enriquecedor para o processo de aprendizagem”, afirmou.
Os aluninhos do Nível Inicial fizeram a classificação de potes por cores e utilizaram tampas de caixas para criar móbiles representando as formas geométricas. De garrafas pet, criaram chocalhos, jogos de argola, bichinhos de jardim e uma flor que cada criança pintou e levou para casa. Utilizando o contorno das mãozinhas dos pequenos foi elaborado um cartaz para representar como cada pessoa pode contribuir para a preservação do meio ambiente.
A Educação Infantil 1 utilizou materiais recicláveis para representar a história “Cachinhos Dourados e os três ursos”. A confecção do colorido painel contou com recorte, pintura e colagem. Fazendo uma ponte com a narrativa, durante o bimestre as crianças participaram do plantio de cebolinha na horta da escola, acompanharam seu crescimento e a levaram para casa em potes reciclados. A experiência ajudou os pequenos a aprenderem na prática sobre os cuidados com as plantas.
A unidade “Eu e o meu corpo” foi desenvolvida na Educação Infantil 2 com o objetivo de mostrar às crianças que suas atitudes têm influência no ambiente. Elas aprenderam sobre si, sobre o outro e o “nós” (coletividade). De maneira lúdica, as turminhas associaram o tema ao meio ambiente. Como produto final, confeccionaram um boneco com material reciclável cuja produção foi associada à música “Boneca de lata”, trabalhada na unidade.
“Vida de criança e suas percepções dos cinco sentidos” foi a proposta da Educação Infantil 3, desenvolvida gradativamente ao longo do bimestre. Como parte prática, os alunos utilizaram garrafinhas descartáveis, embalagens de suco, água e iogurte para criar um chocalho colorido, com sementes variadas. No painel “Com meu corpo posso: ver, ouvir, cheirar, comer e abraçar o mundinho”, ficaram expostos os bonecos feitos de papel a partir da silhueta das crianças e decorados por elas.
A unidade “Jeitos de brincar”, desenvolvida no Pré 1, rendeu muitas atividades, entre elas os desenhos feitos pelas vovós no Chá da Avó, realizado no dia 23 de junho na escola. Junto com os netos, as convidadas desenharam suas brincadeiras favoritas que ficaram expostas na mostra da turma. De maneira contextualizada, os alunos aprenderam sobre reciclagem e abusaram da criatividade confeccionando brinquedos com materiais reutilizáveis. Os pais levaram para casa um jogo de boliche feito com cones de linha decorados pelos filhos, barcos e carinhas de caixa de leite.
Com o tema “O planeta não pode esperar”, os alunos do 1º Ano foram conscientizados sobre a importância da reciclagem e preservação do meio ambiente por meio de desenho. Cada criança escolheu um elemento da natureza e escreveu palavras, relacionadas à temática da mostra, que se iniciam com a mesma letra da figura representada. Como produto final, foram confeccionados porta-trecos personalizados utilizando potes de sorvete.
Confira mais fotos em nossa fan page.
Adicionar comentário