As crianças puderam observar astros, estrelas e planetas além de apreciar exposição permanente relacionada à cultura local
Para complementar os conteúdos estudados recentemente nas disciplinas de Ciências, História e Geografia, os alunos do 4º Ano fizeram uma visita ao Planetário de Londrina e ao Museu Histórico “Padre Carlos Weiss”, no último dia 5. Enquanto se divertiam, as crianças conferiam, na prática, o que foi abordado em sala de aula.
Na primeira parte do passeio, as três turmas apreciaram a exposição permanente do museu e tiveram a oportunidade de entender um pouco mais sobre a cultura local e fatos relevantes da cidade. Os alunos aprenderam sobre os hábitos e costumes das tribos indígenas Kaingang, Xetá e Tupi, conferiram réplicas das primeiras moradias londrinenses, da Casa Central – um dos primeiros comércios da cidade –, e apreciaram a maquete da Companhia de Terras Norte do Paraná (CTNP), responsável pela fundação da cidade.
A história do café em Londrina e o processo do grão até a colheita chamaram a atenção das crianças. Objetos antigos, brinquedos, louças, máquinas de costura e aparelhos usados por barbeiros também fizeram sucesso entre os alunos. Outro destaque foi a locomotiva a vapor, fabricada em 1910, que integra o acervo expositivo do museu.
No Planetário, os alunos assistiram ao filme “Nordon e Shalissa – Um encontro cósmico”, que conta a história de algumas crianças que viajam para o espaço e lá encontram um extraterrestre que lhes apresentou o sistema solar. A partir da narrativa, foram discutidos alguns temas com as turmas como movimentos da Terra; posicionamento das estrelas, dos planetas e dos astros; constelações e percurso diário do Sol.
Depoimentos
A aluna Ana Luiza Negrão achou os passeios diferentes a aproveitou bastante as duas visitas. “No planetário, foi muito legal aprender um pouquinho mais assistindo ao filme olhando para o teto. E no museu, o que mais gostei foram as explicações do instrutor, ver as maquetes das primeiras escolas de Londrina e também conhecer a peroba rosa”, comentou.
Gabriel Katayama, que também apreciou o vídeo, contou que a narrativa reforçou nele a consciência do cuidado com o planeta. No segundo passeio, o que mais lhe agradou foi a locomotiva a vapor: “Achei muito interessante ver como as pessoas viajavam naquela época. Voltei no tempo”.
Para Felipe Nabut, as visitas foram “uma experiência diferente”. Sobre o planetário, achou interessante a proposta do vídeo no teto: “É um jeito divertido de aprender. Desta maneira, ficou mais fácil compreender e fixar o conteúdo visto em sala”, afirmou. Embora já tivesse conhecido o Museu, não deixou de apreciar o passeio. “Achei o máximo entrar na Maria Fumaça e observar os detalhes de alguns objetos”, completou.
Gloria Magnani também ficou encantada com a exibição do Planetário. “Aprendi coisas novas e isso é muito legal. Vi uma imagem do planeta Netuno, por exemplo, e descobri que ele é muito frio porque fica bem afastado do Sol”, citou. Os destaques da segunda parte do passeio para a aluna foram a peroba rosa e a locomotiva a vapor. “Muito mais do que gostar, eu amei as visitas”, afirmou.
1 Comment
Saudades da Escola do Coração!!!
Add Comment