Empatia e afetividade no aprendizado, BNCC e consciência fonológica foram alguns dos temas abordados
Aperfeiçoar conhecimento, trocar experiências e reabastecer o reservatório de motivação para receber os alunos. A soma destes “ingredientes” é a fórmula utilizada pel’O peixinho para preparar a equipe para os desafios que surgem sempre que se inicia o ano letivo. Durante a Semana Pedagógica, realizada de 18 a 26 de janeiro, as educadoras tiveram a oportunidade de renovar o olhar sobre si mesmas enquanto profissionais, sobre o grupo no qual estão inseridas, e também planejaram os próximos meses de aula.
A capacitação começou com um curso oferecido pelo Sindicato das Escolas Particulares (Sinepe), na sexta-feira. No período da manhã, a direção d’O Peixinho, as coordenadoras, professoras e auxiliares assistiram à palestra “Afinal, quem manda aqui?”, ministrada pela consultora na área de gestão de pessoas Filomena Mineto e pela coach Katia Gomes; à tarde, o tema “A BNCC e a construção dos currículos de Educação Infantil e Fundamental” foi abordado pela assessora pedagógica Regina Shudo.
De volta ao ambiente escolar pela primeira após as férias, na segunda-feira, a equipe foi acolhida pela direção e coordenação da escola e, na sequência, houve uma partilha sobre o que aprenderam com o curso do Sinepe. Durante a manhã, assistiram aos vídeos “O poder da empatia” e “Qual a relação entre afetividade, vínculo e aprendizagem” que foram trazidos para a prática por meio de dinâmicas. “Trabalhamos com o conceito de empatia e afetividade, e abordamos a importância desses comportamentos para a prática pedagógica”, explicou a psicóloga Laís Rocha, que conduziu os momentos.
“O projeto de vida do educador” foi o mote da palestra do segundo dia de capacitação, conduzida pela assessora da FTD, Van Marafão para as professoras d’O Peixinho. Com um cunho motivacional, ela mostrou para as profissionais o quanto o autoconhecimento é importante para poder traçar metas e objetivos.
Na manhã de quarta-feira, as educadoras do Ensino Fundamental tiveram treinamento com a coach da Editora Moderna, Paola Saturnino. Aprenderam a utilizar algumas ferramentas do Google que auxiliam e facilitam a prática pedagógica diária. À tarde, a fonoaudióloga Eliane Guerra conduziu o tema “Consciência fonológica” para a Educação Infantil. Ela explicou a importância de intervenção precoce para que as crianças desenvolvam a capacidade de associar letras aos seus respectivos sons, formar e identificar sílabas, construir palavras, frases e textos.
A fonoaudióloga Thais Oliveira falou sobre as dificuldades escolares de 0 a 6 anos com as educadoras da Educação Infantil, na quinta-feira. Já o Fundamental participou de dinâmica sobre avaliação diagnóstica. Na ocasião, cada professora explicou por meio da escrita o que entende deste conceito, juntas organizaram um cartaz com as frases explicativas e discutiram a importância de uma avaliação bem elaborada. Na sexta-feira, deram continuidade ao tema enquanto a Educação Infantil focou na preparação dos primeiros meses letivos. No sábado, a coordenação transmitiu as orientações institucionais para toda a equipe que, na sequência, trabalhou o planejamento pedagógico.
Um plus da Semana Pedagógica foi a palestra “Práticas do modelo Denver”, proferida pela terapeuta ocupacional Thais Garcia e pela fonoaudióloga Eliane Guerra para as educadoras da Educação Infantil, 1° e 2° anos. Elas apontaram comportamentos característicos da faixa etária de 6 e 7 anos com o objetivo de auxiliar as professoras na identificação precoce de dificuldades.
Desenvolvimento profissional
Para a psicóloga escolar Laís Rocha, a Semana Pedagógica é uma oportunidade de reciclagem profissional. “Por meio das atividades propostas, podemos conversar, interagir, apresentar novas ideias, ter um olhar diferente do senso comum e também fazer uma análise do ano que passou para vermos o que pode ser melhorado”, comentou. “Certamente, ficamos mais felizes e motivadas para receber as crianças”, completou.
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