Alunos observaram astros, estrelas e planetas e apreciaram exposição permanente relacionada à cultura local; passeio complementou conteúdos das disciplinas de Ciências, História e Geografia
Uma maneira eficaz de reforçar e enriquecer o conteúdo estudado em sala é levar os alunos para a prática. E foi justamente com esse objetivo que as professoras das turmas de 4º Ano organizaram uma visita, no último mês, ao Planetário de Londrina e ao Museu Histórico “Padre Carlos Weiss”.
Na primeira parte do passeio as crianças participaram da programação do Planetário, onde assistiram ao filme “Nordon e Shalissa – Um encontro cósmico”, que relatou a história de duas crianças que viajam para o espaço e lá encontraram um extraterrestre que lhes apresentou o sistema solar.
A partir da narrativa, a planetarista Alessandra Ribeiro discutiu alguns temas com as turmas, como movimentos da Terra, posicionamento das estrelas, dos planetas e dos astros; constelações, estações do ano, fases da lua e percurso diário do Sol. O passeio ficou ainda mais interessante quando elas tiveram a oportunidade de observar o Sol, primeiramente com o auxílio de um vidro colorido e, depois, pelo telescópio.
No museu, as crianças apreciaram a exposição permanente e tiveram a oportunidade de entender um pouco mais sobre a cultura local e fatos relevantes de Londrina que foram apresentados pela coordenadora da ação educativa do espaço, Edeni Ramos Vilela.
Os alunos entenderam como surgiu o Museu de Londrina, aprenderam sobre os hábitos e costumes das tribos indígenas Kaingang, Xetá e Tupi, conferiram réplicas das primeiras moradias londrinenses, da Casa Central – um dos primeiros comércios da cidade –, e apreciaram a maquete da Companhia de Terras Norte do Paraná (CTNP), responsável pela fundação de Londrina.
Instrumentos antigos utilizados em várias profissões, brinquedos de época, primeira bomba de abastecimento de gasolina, instrumentos musicais, cultura e lazer, devoção e culto e fotos das escolas da cidade chamaram a atenção dos pequenos visitantes. Outro destaque foi a locomotiva a vapor, fabricada em 1910, que integra o acervo expositivo do museu.
Aprendizado
Nayara Kikuchi Yano gostou bastante do passeio, pois, segundo ela, ajudou a entender melhor o conteúdo já estudado. “Ficou mais fácil para fazer a prova e também para montar os trabalhos para a Feira de Ciências”, comentou. No planetário, ela achou muito interessante o vídeo sobre as estrelas e planetas e, no museu, ficou encantada com a locomotiva a vapor.
“Foi a primeira vez que visitei esses dois lugares, e achei muito interessante, aprendi bastante coisa”, afirmou Cecília dos Reis Santos. As profissões de antigamente e os brinquedos foram o que mais chamaram a atenção da aluna no museu, já no planetário ela ficou encantada com a parte do filme que abordou a poluição da Terra.
Emanuelle de Mello relatou que enquanto fazia a prova sobre o conteúdo, lembrava do que tinha visto no museu e no planetário. “Ajudou muito”, afirmou. “Gostei de tudo, mas achei muito interessante ver os brinquedos antigos e o processo do café. Também foi legal assistir ao filme no planetário e aprender sobre as constelações”, acrescentou.
Visualizar o sol através de uma lente colorida e pelo telescópio foi uma oportunidade especial para Laura Jadão Arcenio. “Foi a minha segunda vez no planetário, mas vi coisas novas e planetas diferentes”, disse. Ela contou que prestou muita atenção na exposição do museu e gostou muito de ver acessórios antigos, em especial os instrumentos utilizados por dentistas, máquina de café, câmeras fotográficas, telefone e brinquedos. “Entender como surgiu o museu também foi muito legal”, acrescentou.
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