Temas foram apresentados por meio de painéis, maquetes e experiências com exemplos práticos do dia a dia
Usando o conhecimento adquirido no 3º bimestre e uma boa dose de criatividade, os alunos do Ensino Fundamental d’O Peixinho apresentaram suas experiências às famílias na 4ª edição da Feira de Ciências da escola, realizada no último dia 05. Incentivar as crianças a colocarem em prática o conteúdo visto nos livros didáticos e estimular o pensamento científico foram os principais objetivos da atividade.
Um amplo laboratório de Ciências foi montado na quadra da escola para a apresentação dos experimentos do 2º Ano sobre água, ar e solo. Para exemplificar o conteúdo visto no último bimestre, as turmas fizeram demonstrações práticas: montaram um macaco de ar com mangueira e saquinho plástico, uma balança para mostrar o peso do ar e um chuveirinho para evidenciar sua pressão. O ar-condicionado caseiro, feito com isopor, gelo e ventoinha fez sucesso entre as experiências. A importância da água para os seres vivos também motivou as mostras da turma. As crianças montaram um filtro de água caseiro usando garrafa pet, pedra, areia, carvão e algodão.
“Durante todo o processo de preparo para a Feira as crianças ficaram encantadas. Elas gostaram muito dos temas, que foram bem trabalhados durante o bimestre, e nos surpreenderam com as explicações durante a manhã. Mais uma vez atestamos que a prática é muito enriquecedora”, comentou a professora Dayanne Andrade, do 2° Ano.
Alimentação saudável foi o tema desenvolvido pelo 3º Ano. De maneira didática, os alunos apresentaram às famílias a pirâmide alimentar e o semáforo dos alimentos, dando ênfase aos que podem ser consumidos à vontade, aos que devem ser consumidos com moderação e os que precisam ser evitados. As crianças ainda mostraram como funciona a o processo de fabricação de iogurte e, ainda, fizeram um alerta sobre a quantidade de açúcar, sal e gordura contidos nos alimentos industrializados.
Maquetes, experiências e painéis com textos e imagens deram um toque especial aos trabalhos do 4º Ano, que explorou os sistemas urinário, digestório, respiratório e circulatório. Entre as experiências havia estetoscópio feito com funil e mangueira, aparelho para ver as veias através da pele e simulação do aparelho urinário.
Além disso, os pequenos “cientistas” apresentaram trabalhos sobre foguetes e sistema solar, abordando os movimentos da Terra, as fases da lua e características dos planetas. “Fizemos uma visita ao Planetário no mês passado que foi muito importante para entendermos melhor como funciona o sistema solar e para sabermos explicar o conteúdo na exposição”, comentou a aluna Cecília dos Reis Santos.
O 5º Ano fechou o bimestre apresentando um apanhado sobre eletricidade e magnetismo. A exemplo das demais séries, os formandos capricharam nas explicações das experiências de cada estação. Os pais puderam apreciar os trabalhos e conferir os experimentos científicos sobre circuito elétrico (aberto e fechado), eletrização por atrito, fenômenos elétricos e magnetismo, magnetismo da Terra e funcionamento da bússola.
Isabele Galdino conferiu os trabalhos dos filhos Marcelo (5º Ano) e Guilherme (1º Ano) e ficou muito encantada com a mostra. “Tudo maravilhoso, extremamente organizado”, elogiou. Para ela, a Feira de Ciências teve um gostinho de despedida, afinal, foi a última do filho mais velho na escola, que se forma n’O Peixinho este ano. “Dá um aperto no coração, pois ele está aqui desde muito pequeno, e quando colocamos um filho n’O Peixinho não queremos mais que saia porque é uma escola muito parceira da família, que fornece uma base sólida pra gente”, comentou.
Lançamento de livro
Durante a manhã também foi realizado o lançamento e manhã de autógrafos do livro ‘Respondo o quê?’, da psicóloga Cynthia Borges de Moura, com edição comemorativa em homenagem aos 50 anos d’O Peixinho. A obra tem participação da diretora educacional d’O Peixinho, Daniele Zoéga Della Barba, em dois capítulos: “Entrada na escola” e “Reprovação escolar”, e da diretora-fundadora, Márcia Zoéga de Carvalho.
Estímulo à leitura
Com o objetivo de incentivar os alunos para o hábito da leitura, durante a mostra as crianças puderam trocar exemplares que trouxeram de casa com alunos de outras turmas. “A iniciativa foi muito bacana; várias crianças procuraram o espaço para adquirir ‘novos’ títulos”, afirmou Patrícia Dantas, contadora de histórias da biblioteca.
Cuidados com a saúde
Para estimular a prevenção de doenças do sistema cardiovascular, uma profissional da Qualimed aferiu a pressão arterial dos pais e a professora de Educação Física da escola, Vanessa Tavares, calculou o Índice de Massa Corporal (IMC).
* Confira mais fotos em nossa fan page.
Add Comment