Dentro da temática da mostra, cada turma desenvolveu uma proposta diferente
Estar sempre atento ao desenvolvimento dos filhos é fundamental. N’O Peixinho, o momento de conversar com a professora sobre o desempenho da criança se torna ainda mais prazeroso porque, ao final do bimestre, as famílias têm a oportunidade de prestigiar alguns trabalhos feitos por todas as turmas enquanto conversam com as professoras. Para encerrar as atividades do 3º bimestre da Educação Infantil, a escola montou uma mostra especial, no último dia 05.
Cada turminha desenvolveu uma proposta diferente, dentro da temática “plantas”. A partir da história “João e o pé de feijão”, o Nível Inicial fez desenhos representando a narrativa e também apresentou os brotinhos de feijão que foram plantados no vasinho (confeccionado com garrafa plástica), observados, cuidados e acompanhados diariamente pelos pequenos.
“A galinha ruiva” foi a história que permeou os trabalhos da Educação Infantil 1. A representação da história feita através de desenhos das crianças ganhou um toque especial com os pés de milho confeccionados com papel e colagem de crepom. Como produto final do conteúdo visto em sala, os alunos levaram para casa um vasinho feito com material reciclável contendo a mudinha de milho plantada por eles.
“Folhas, flores e todas as cores” foi a temática que deu vida à mostra da E.I 2. Por meio de uma experiência utilizando água, repolho roxo, sabão em pó, limão, corante alimentício e flores, a turminha mostrou o que acontece quando as flores são hidratas com líquido colorido. No painel, as crianças fizeram o autorretrato utilizando folhas e galhos para compor os membros e o cabelo. Os alunos ainda coloriram e adornaram garrafas plásticas que se transformaram em vasos para flores.
Os bichos de jardim e a importância deles para a natureza tomaram forma nos trabalhos da E.I. 3, que aprendeu sobre a polinização das flores e a importância dos bichinhos para reprodução das plantas. Teve desenho com interferência, vasinho feito com copinho de iogurte, bichinho de planta personalizado pelas crianças e coleção de flores e folhas secas. Colmeia, teia de aranha e formigueiro também abrilhantaram a exposição da turma. Como proposta da disciplina de Inglês, os alunos contribuíram com a montagem de painel explicativo sobre o ciclo de vida da borboleta.
Inspirados na história “João e o pé de feijão”, os alunos do Pré 1 prepararam uma horta colorida e variada para mostrar as formas de germinação e processo de crescimento de algumas mudas e sementes que eles mesmos plantaram na escola – em garrafas pet – como beterraba, cebolinha, tomate, rúcula, salsinha, berinjela e alface. Na horta também havia amostras de legumes e frutas. Por meio de desenho, as crianças representaram a história trabalhada em sala e o ciclo de vida da planta, estudado em Inglês.
As partes da planta e suas funções foram apresentadas pelo 1° Ano em uma árvore cuja copa ganhou formato com o carimbo das mãos das crianças. Desenhos com escrita sobre frutas e pomar encantaram os pais da turminha, que está em processo de alfabetização. O terrário fechado confeccionado com material reciclável foi motivo de orgulho para os alunos. Os alunos puderam plantar a suculenta, acompanhar o ciclo da água e absorção da água, respiração e adaptação da planta e, por fim, levá-la para casa.
Depoimentos
“Como em toda exposição de trabalhos, fiquei muito satisfeita com o que foi desenvolvido. A cada ano que passa, meu esposo e eu temos mais certeza de que acertamos na escolha que fizemos de colocar a nossa filha desde o Nível Inicial na escola O Peixinho”, comentou Aline Frisselli, mãe da Laura (1º Ano).
Para Nadjara Chenso, mãe da Yasmin (E.I. 3), a mostra foi muito importante para observar o crescimento que houve com a filha. “Em casa, ela falava bastante do que estava vendo na escola, da importância dos bichinhos para a natureza”, relatou. Sobre o jubileu de ouro d’O Peixinho, comentou: “Para mim, uma escola com 50 anos é, no mínimo, sinônimo de credibilidade, pois eu acredito que nenhuma instituição se consolida, não fica no mercado este tempo todo sem que realmente ela boa, capaz e tenha expertise no que faz”.
Andréia Andrekowicz, mãe da Lívia (1º Ano), elogiou forma que a escola organiza os diálogos com os pais e apresentação dos trabalhos: “Acho muito interessante esse formato, pois permite uma conversa mais descontraída; a criança se sente valorizada, afinal, é apresentado o resultado do empenho delas em sala de aula”. Segundo ela, a filha fica ansiosa nos dias que antecedem a exposição. “Faz mistério e quer surpreender com os trabalhos. Percebo que fica observando a minha reação”, acrescentou.
Confira mais fotos em nossa fan page.
1 Comment
Achei muito lindo 😍 parabéns!
Add Comment