Oficina de habilidades socioemocionais é realizada com turmas do Fundamental; alunos relatam como se sentem diante da ‘nova realidade’
Se para os adultos não está sendo fácil lidar com tanta mudança na rotina neste tempo de coronavírus e isolamento social, imagine para as crianças. Tudo se transformou num piscar de olhos e, mais do que nunca, algumas competências que o indivíduo desenvolve para lidar com as próprias emoções e com o outro passaram a ser ferramentas essenciais. Tendo em vista a importância das aptidões desenvolvidas a partir da inteligência emocional para o enfrentamento de situações cotidianas, especialmente neste momento de crise pelo qual todos estão passando, O Peixinho lançou a Oficina de Habilidades Socioemocionais.
De acordo com a psicóloga Mariana Rodrigues, responsável pelo projeto, a proposta surgiu com a preocupação da escola em auxiliar seus alunos no desenvolvimento de competências que fossem além dos âmbitos cognitivos. “O objetivo principal é ampliar repertórios sociais relevantes na infância por meio de dinâmicas, histórias, dramatização, vivências e cantigas, oportunizando a reflexão e a construção de novos parâmetros comportamentais e emocionais”, explica.
Empatia, responsabilidade, tolerância à frustração e ao estresse, autoestima, resiliência, foco e persistência são algumas das competências que auxiliam a criança a gerenciar emoções, alcançar objetivos, tomar decisões, lidar com os outros e com desafios. Segundo Mariana, o treino de habilidades socioemocionais na infância é essencial, pois atua como um fator protetivo, acelerando a melhoria da qualidade de vida das crianças e auxiliando-as no enfrentamento de adversidades e desafios atuais e futuros.
O Peixinho sempre buscou aprimorar e construir estratégias que contemplem integralmente o processo de desenvolvimento dos alunos e agora, adaptando-se à nova realidade imposta pelo isolamento social, estende a proposta para os encontros on-line. Inicialmente, as oficinas foram realizadas com as turmas de 2º a 5º Ano e, recentemente, foram implantadas no 1º Ano.
Durante as lives, que são realizadas quinzenalmente, com duração média de 50 minutos, são explorados temas que contemplam habilidades de persistência, autoconhecimento, empatia, resolução de problemas, assertividade, entre tantos outros. “Nesses encontros, possibilitamos que as crianças se expressem, desenvolvendo o pensamento crítico, a criatividade e o senso de coletividade”, comenta a psicóloga.
Retorno imediato
Conforme relata, os alunos têm encontrado nas oficinas um espaço seguro para se manifestar, construindo trocas significativas entre o grupo: “O retorno imediato é muito favorável, considerando que as crianças conseguem expressar seus sentimentos e reconhecer comportamentos disfuncionais relativos a si e ao outro, sendo esse um indicador positivo de ajustamento psicossocial”.
Tendo em vista que O Peixinho sempre busca propiciar um espaço para os alunos partilharem seus sentimentos, nesta matéria ouvimos algumas crianças para saber como tem sido o tempo de pandemia para elas. Confira abaixo.
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