Nova rotina do 2º Ano, exigências da série e contribuição das famílias foram aspectos tratados durante a reunião online
No início do ano letivo, tradicionalmente, O Peixinho promove uma sequência de encontros com os pais da Educação Infantil e do Ensino Fundamental com o objetivo de orientá-los sobre o que é esperado no desenvolvimento da criança de acordo com sua faixa etária e também para tirar dúvidas com relação à transição para a nova série. A primeira reunião de 2021 foi realizada no último sábado (27), de forma remota, com as famílias dos alunos do 2º Ano.
Há grande expectativa, especialmente por parte dos pais, neste momento da vida acadêmica dos seus filhos, afinal, agora as crianças terão de cumprir novas exigências, nova rotina de estudo e cobrança maior de concentração, tudo para que o processo de alfabetização comece a ser lapidado. N’O Peixinho, há mais um diferencial: em tempos de aulas presenciais, os alunos deixam o espaço da Educação Infantil e migram para a “escola de baixo” – como costumam chamar o Ensino Fundamental -. São várias mudanças significativas para as crianças e, diante destas novidades, é fundamental que as famílias e a escola estejam alinhadas para passar tranquilidade e segurança a elas.
A escola iniciou o ano pronta para atender os alunos tanto presencialmente quanto na modalidade remota. “Contrariando as previsões ruins de teóricos da alfabetização e da Educação para 2020, O Peixinho alfabetizou 100% dos seus alunos de forma remota. Descobrimos que temos uma metodologia de alfabetização online”, comentou a diretora educacional Daniele Zoéga Della Barba. Ela completou que o ensino remoto não substitui o presencial, mas como é a alternativa possível para o momento, a escola está conduzindo suas propostas da melhor forma possível, e os resultados têm sido positivos.
Com o objetivo de fortalecer a parceria entre escola e família e, assim, otimizar os resultados do processo educativo dos alunos, a professora regente do 2º Ano, Dayanne Andrade, apresentou aos pais alguns aspectos importantes a serem considerados no dia a dia. Entre eles, pontualidade para entrar nas aulas, particularidades das aulas gravadas, utilização de agenda física, tarefas diárias, formatos de avaliação e utilização da plataforma LMS.
A professora também explicou como ocorre a construção da escrita (traçado das letras e números), esclareceu que a letra cursiva será apresentada aos alunos de forma tranquila e gradativa, respeitando o tempo de cada um, e ainda deu orientações sobre caligrafia e a posição adequada dos dedos ao segurar o lápis.
Como a família pode colaborar?
Neste momento, os pais devem valorizar as aulas remotas; acolher e validar as expressões de sentimentos das crianças; evitar pressões excessivas; ter um olhar positivo sobre a aprendizagem do filho e valorizar cada progresso. O tempo de acesso a eletrônicos em horários fora da aula devem ser restringidos; as crianças devem ser estimuladas a brincar livremente do que quiserem e, sempre que possível, a família deve brincar com ela. “O fato de estarmos em casa o tempo todo com nossos filhos não quer dizer que estamos dando atenção a eles”, observou Daniele.
Cabe aos pais estabelecer um horário para a realização das atividades escolares, tarefas e descanso; estimular a leitura diária; ajudar a criança a organizar o ambiente e os recursos antes de iniciar a aula (materiais, livros, garrafinhas de água etc.). Também devem verificar se o celular, computador ou tablet está com bateria suficiente e orientar a criança a ir ao banheiro e lanchar nos intervalos. Outra dica da escola é fixar uma tabela de horários das aulas e atividades em lugar visível.
Para favorecer o desenvolvimento da autonomia e da independência, habilidades essenciais para a vida, as crianças devem fazer sozinhas o que cabe à faixa etária delas. Ler a agenda, separar os materiais para a aula, ouvir as instruções da professora e prosseguir sozinho com a atividade foram alguns exemplos apresentados na reunião.
Add Comment