Projeto de ioga tem como objetivo incentivar os alunos a desenvolverem autoconhecimento, autocontrole, empatia e amor próprio
Diante de um cenário pandêmico totalmente diferenciado, da agitação dos tempos modernos, do elevado estímulo de eletrônicos e da carga excessiva de informações (na maioria das vezes, catastróficas), as crianças têm vivenciado precocemente alguns problemas, até pouco tempo atrás, mais comuns ao universo adulto, como ansiedade, estresse, síndrome do pânico e depressão. Atento à necessidade de proporcionar alternativas que amenizem esses impactos nos seus alunos, O Peixinho lançou neste mês o projeto “Respire ioga na escola”.
A proposta, que integra o planejamento das aulas de Educação Física das turmas do Ensino Fundamental, é conduzida pela professora Vanessa Tavares nos 20 minutos finais de suas aulas. Na oportunidade, ela trabalha posturas da ioga, respiração e volta à calma – que consiste em exercícios de intensidade decrescente -. A atividade é desenvolvida a partir de uma metodologia lúdica, respeitando a individualidade de cada criança, o que faz com que os alunos se sintam envolvidos e tenham interesse em vivenciar a atividade.
Aplicada na infância, a ioga melhora a flexibilidade e promove força física, ajuda a refinar o equilíbrio e o balanço de coordenação, desenvolve foco e concentração, aumenta a autoestima, o autocontrole e a autoconfiança. “Esta prática proporciona inúmeros benefícios para a parte física, emocional, mental e para o bem-estar geral. Ela auxilia no alívio da ansiedade e também no autoconhecimento, empatia e amor próprio”, observa Vanessa.
Ao final dos exercícios de respiração e relaxamento, os alunos são motivados a pensar em coisas boas que gostariam que acontecessem e, aqueles que desejam, compartilham seus pensamentos e emoções com a professora e os colegas. Vanessa colhe os relatos das crianças e repassa para a psicóloga escolar, Mariana Rodrigues, que trabalha as questões durante suas aulas com as turmas.
A psicóloga explica que, no atual contexto, é necessário fazer um esforço maior para viver no momento presente, caso contrário, o nível de ansiedade e estresse acaba sendo muito alto e prejudicando a saúde não só dos adultos, mas também das crianças. “A ioga é uma alternativa que se apresenta na contramão desse momento difícil para auxiliar no desenvolvimento da atenção plena, que significa viver no aqui e no agora”, comenta. “Ela possibilita que as crianças tenham acesso às manifestações do seu corpo, da sua mente e dos seus pensamentos, o que ajuda a promover autoconhecimento, consciência corporal, a reconhecer e a manejar seus sentimentos e emoções”, complementa Mariana.
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