Passeio complementou os conteúdos estudados nas disciplinas de História, Geografia e Ciências
Nada melhor do que fazer uma visita ao Planetário de Londrina e ao Museu Histórico “Padre Carlos Weiss” para complementar os conteúdos estudados no último bimestre nas disciplinas de Ciências, História e Geografia. Foi justamente com o objetivo de enriquecer o aprendizado dos alunos do 4º Ano que O Peixinho levou as turmas para uma excursão na semana passada.
Na primeira parte do passeio, as crianças conheceram o planetário e assistiram ao filme “A janela mágica”, que contou a história do garoto Joãozinho e seu cãozinho Thor. Juntos, os personagens fizeram uma visita a um centro espacial e, por acidente, embarcaram em uma missão rumo ao Telescópio Espacial Hubble. Nessa aventura, o astronauta Lopes ensinou a eles sobre as estrelas, as constelações, os planetas e muito mais.
No museu, as crianças apreciaram a exposição permanente e tiveram a oportunidade de entender um pouco mais sobre a cultura local e fatos relevantes de Londrina. Os alunos entenderam como surgiu o prédio histórico, conferiram réplicas das primeiras moradias londrinenses, da Casa Central (um dos primeiros comércios da cidade), apreciaram a maquete da Companhia de Terras Norte do Paraná (CTNP) – responsável pela fundação de Londrina -, e aprenderam sobre os hábitos e costumes das tribos indígenas Kaingang, Xetá e Tupi.
Instrumentos antigos utilizados em várias profissões, brinquedos de época, instrumentos musicais, artigos de cultura, lazer, devoção e culto, primeira bomba de abastecimento de gasolina e fotos das escolas da cidade chamaram a atenção dos pequenos visitantes. Outro grande destaque foi a locomotiva a vapor, fabricada em 1910, que integra o acervo expositivo do museu.
Experiência diferenciada
A aluna Luana Sakai ficou admirada com a projeção do vídeo no planetário: “Achei muito legal assistir ao filme no teto; também gostei bastante de ver as constelações”, comenta. Embora já tivesse visitado o museu, para ela, a experiência de ir com os amigos da escola foi totalmente diferente. “O passeio foi especial, observamos muitos objetos antigos e até ficamos com medo das bonecas de antigamente”, brincou.
Maria Eduarda Piedade também conhecia o museu, mas afirmou que o passeio foi mais interessante com a escola: “Dessa vez teve uma pessoa específica para explicar tudo e eu pude entender melhor a história de cada coisa”, comentou. Assim como para os amigos, entrar na Maria Fumaça, foi o diferencial da visita ao museu. “No planetário, quando a gente olhava para cima, parecia um céu estrelado”, relembrou, admirada.
Já para Natan Freitas o passeio foi inédito e “muito gostoso”, conforme relata. “O que mais me chamou a atenção foi o filme no teto; além disso, achei muito divertido entrar no trem e ver como as pessoas viajavam uns anos atrás”, complementa.
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