Exercícios de respiração e relaxamento contribuem para a consciência corporal e emocional
Em um mundo tão cheio de estímulos visuais e tecnológicos, de agendas lotadas, inclusive das crianças, é fundamental ter um tempo para desacelerar e relaxar. Atento à necessidade de proporcionar essa experiência aos alunos, O Peixinho aplica o Projeto “Desenvolvendo o corpo e a mente” para os alunos de 2º a 5º Ano.
Durante as aulas de Educação Física do primeiro semestre, a professora Vanessa Tavares promoveu atividades relaxantes com o objetivo de ajudar as crianças a terem um momento de “volta à calma” nos 15 minutos finais das aulas. “O projeto é como uma ferramenta que chegou para enriquecer o desenvolvimento integral dos alunos nos aspectos físico, mental e emocional”, afirma a educadora.
Além de promover o relaxamento e acalmar, a criança passa a ter mais consciência corporal e se desenvolve melhor emocionalmente. É uma forma de fazer o aluno focar na respiração e nas emoções extravasadas no momento das brincadeiras e dos jogos feitos na Educação Física. “Com isso, a criança retorna para a sala de aula mais tranquila e, consequentemente, mais preparada e aberta ao aprendizado”, complementa Vanessa.
Educação Infantil
Já com os alunos do C3 ao 1º Ano, a psicóloga d’O Peixinho, Larissa Lopes, realiza exercícios de respiração com o objetivo de proporcionar calma, “especialmente quando estão muito eufóricas”, e também para que comecem a compreender seus sentimentos.
Antes de iniciar as aulas de Habilidades Socioemocionais, a psicóloga aplica o exercício, seguindo a proposta do Laboratório de Inteligências Múltiplas (LIM), cuja metodologia se baseia no desenvolvimento da atenção plena, que ativa as áreas cerebrais de foco, autorregulação e aprendizagem, além de reduzir os níveis de estresse.
A proposta foi implementada este ano na Educação Infantil e em 2025 estará disponível para o Ensino Fundamental.
Add Comment