Por meio de atividades práticas e lúdicas, são desenvolvidas habilidades essenciais para o processo da escrita, como a criatividade, a imaginação e a sensibilidade
A prática da leitura aliada à produção periódica de textos é um caminho eficaz para o desenvolvimento da escrita. Enquanto escreve, a criança lapida a sua produção textual, o que é indispensável, afinal, a expressão por meio da palavra escrita é uma habilidade essencial, inclusive, de comunicação. Com o objetivo de estimular os alunos e apresentar estratégias importantes para esse processo, O Peixinho desenvolve a Oficina da Escrita com as turmas de 4º e 5º anos nas aulas de Língua Portuguesa.
Trata-se de um projeto que trabalha a noção da escrita de forma que os alunos passem por todo o processo intrínseco à redação de um texto: planejamento, produção, revisão, reescrita e edição da versão final. Por meio de atividades práticas e lúdicas, as crianças ampliam várias habilidades fundamentais para o processo da escrita, como a criatividade, a imaginação e a sensibilidade.
Mesmo que já conheçam o gênero a ser trabalhado, antes de colocarem a “mão na massa”, a professora faz um diagnóstico para identificar o conhecimento prévio dos alunos e, então, passa para a parte prática. São abordados todos os gêneros textuais propostos no material de cada série da Oficina da Escrita – produzido pela FTD.
“A aplicação do projeto acontece de forma leve a fim de que no decorrer das aulas as habilidades sejam desenvolvidas de uma maneira mais qualitativa do que quantitativa. O processo, em cada produção, geralmente, se estende por dias, justamente por ser uma escrita mais trabalhosa e elaborada, e com várias etapas”, comenta Luana Silvestre, coordenadora pedagógica.
Nesse formato, aos poucos, o aluno vai internalizando e se apropriando da habilidade de autor, crítico e revisor da própria produção. “Durante todo o processo, há um amadurecimento da habilidade de escrita”, afirma Luana.
Add Comment