Com acolhimento dos professores e suporte dos pais, o processo de familiarização com a escola ocorre mais rapidamente
A volta às aulas, ou o início do ano letivo em uma nova escola, é um momento de grandes expectativas para os alunos, para as famílias e para os professores. Independentemente da idade, é um período de mudanças que pode apresentar desafios e demandar uma atenção especial com as crianças na adaptação. Com o apoio da equipe pedagógica e da família, esse processo ocorre de forma mais natural e tranquila.
Antes de qualquer coisa, é preciso entender que cada criança tem um ritmo diferente e leva um tempo diferente para se adaptar. Ainda em formação, o cérebro está passando por um processo neuroemocional que demanda suporte constante para se sentir seguro, regular-se e construir novas conexões, ou seja, para se adaptar, o cérebro precisa de segurança emocional. Quanto mais acolhimento e suporte dos pais e dos professores, mais rapidamente a criança aprenderá a confiar no novo ambiente.
De acordo com a coordenadora pedagógica da Educação Infantil, Lilian Cavalari Bernini, o tempo de adaptação está relacionado a vários fatores, entre eles, a história de vida da criança. Pode ser que a criança que passa mais tempo apenas com a mãe, com o pai ou com uma única pessoa, tenha um pouco mais de resistência na adaptação do que aquela que está acostumada a conviver com outras crianças e adultos.
“O processo de adaptação é único, não linear, pode levar um dia, uma semana, um mês ou mais”, explica. Também há situações em que o aluno apresenta choro e/ou resistência para permanecer no ambiente escolar somente depois de um tempo e, segundo Lilian, isso não é um sinal de retrocesso: “Está tudo bem, algumas crianças demoram um pouco mais para processar a mudança”.
O choro não é sinônimo de fracasso, é apenas uma resposta natural do cérebro em busca de regulação emocional. Quando ele ocorre, abre uma oportunidade para os adultos ensinarem para a criança que ela está protegida e em um ambiente seguro. Assim, as conexões vão se tornando cada vez mais fortes.
Diferenciais da escola do coração
N’O Peixinho, a adaptação é realizada com muito respeito aos limites de cada criança. “Aqui temos uma visão diferenciada, consideramos e valorizamos as particularidades de todos, e isso é um grande diferencial do acolhimento do nosso aquário”, comenta Lilian.
No período inicial, os pais têm a oportunidade de permanecer no espaço escolar para facilitar a adaptação da criança ao novo ambiente e à nova rotina. Quando o aluno é pequeno, a orientação é que ele seja entregue para a educadora pela mãe ou pelo pai; quando já está ambientado, as auxiliares o acolhem no portão ou no carro e o ajudam a transportar mochilas e demais materiais.
O acolhimento, a afetividade e o respeito à individualidade da criança são diferenciais que tornam o processo de adaptação escolar mais leve. Por isso, a equipe d’O Peixinho é preparada para receber cada aluno respeitando seus limites e habilidades.
Como ajudar?
Apoio emocional: a conversa prévia entre a família e a criança faz toda a diferença. Sem deixar transparecer insegurança, com muita tranquilidade, os pais devem mostrar o quanto estão felizes pelo início da trajetória do filho.
Ambiente acolhedor: elencar e valorizar os pontos positivos da escola (como estrutura, parquinho, brincadeiras) e a possibilidade de fazer novos amigos é uma forma de mostrar para a criança que naquele espaço ela estará segura.
Nada de comparações: cada criança tem suas particularidades e tempo de adaptação; a comparação com irmãos ou colegas pode causar insegurança e ansiedade.
Rotina: o estabelecimento de horários fixos e a constância na rotina dão previsibilidade e confiança à criança.
Parceria com a escola: a família que tem contato com a escola e une forças com ela contribui tanto para a o processo de adaptação quanto para o desenvolvimento integral do aluno.
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