O curso escolhido foi Engenharia de Materiais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Embora sempre tenha sido apaixonado por leitura, a área de exatas também ocupou um lugar importante no coração do ex-aluno Luigi Zoéga Della Barba, e foi ela a escolhida para sua futura carreira profissional. A dedicação e a disciplina de estudos adquiridas ainda quando estudava n’O Peixinho foram os diferenciais que levaram o estudante à aprovação em três instituições públicas de ensino superior, já no primeiro ano de vestibulares.
Na Universidade Estadual de Maringá (UEM), Luigi se inscreveu para o curso de Engenharia Química, e foi aprovado com a maior nota da prova; a aprovação para o mesmo curso também foi garantida na Universidade Federal do Paraná (UFPR), mas o escolhido foi Engenharia de Materiais na UFSCar, onde ingressou no primeiro semestre de 2025.
“Eu havia feito o vestibular da UEL em 2023 para Engenharia Química como treineiro e passei, mas não estava esperando passar em nenhum este ano; foi uma surpresa para mim”, relata o universitário.
Desde pequeno, Luigi sempre se interessou pelos estudos e prestava muita atenção nas aulas e, segundo conta, O Peixinho teve um papel fundamental em sua trajetória, pois o ensinou a buscar o conhecimento e a ter o hábito do estudo diário para revisão do conteúdo visto no dia. “Foi n’O Peixinho que eu aprendi a absorver o conteúdo e não apenas decorá-lo. Descobri como eu aprendo e isso foi essencial para a minha caminhada de estudos até aqui”, comenta.
N’O Peixinho, ele também desenvolveu habilidades socioemocionais que fizeram toda a diferença nos desafios que surgiram no decorrer dos anos: aprendeu a ter uma convivência saudável com os colegas, a organizar a rotina de estudos e a lidar com a pressão das provas, por exemplo.
Outro diferencial importante, segundo Luigi, é o hábito da leitura, adquirido já nos primeiros anos de sua vida escolar. “A leitura me ajudou bastante nesta caminhada de estudos. Leio muito, isso aprendi n’O Peixinho e em casa”, relata. Para o momento do vestibular, a dica do universitário é se concentrar na prova sem ficar pensando em nota ou aprovação. Manter o emocional equilibrado é indispensável para um bom resultado.
Rotina de estudos
No último ano do Ensino Médio, Luigi fez alguns ajustes na rotina de estudos para potencializar seu conhecimento: além de manter a atenção nas aulas e os estudos diários, a partir do segundo semestre intensificou o tempo junto aos livros, assistiu várias videoaulas, fez muitos exercícios e simulados. No contraturno, das 14h30 às 18h30, ficava na escola se dedicando aos estudos.
Filho de peixe, peixinho é!
A parceria entre a equipe escolar e a família é fundamental para o bom desenvolvimento do aluno. “Devo as minhas conquistas à escola, que me permitiu seguir em frente com uma base sólida de conhecimento, e à minha família, que me apoiou, nunca me cobrou e sempre me deixou confortável para estudar do meu jeito”, reconhece. “Para mim, é uma honra ser neto da fundadora e filho da diretora d’O Peixinho. Se eu tiver filhos, vou querer que estudem aqui, com certeza”, conclui o universitário.
Adicionar comentário