Sons, ritmos e vivências que favorecem o desenvolvimento de habilidades para toda a vida
A música faz parte da história da criança desde muito cedo. Ainda no ventre materno, a audição se desenvolve, o bebê ouve a voz da mãe e também começa a captar sons externos. Ao longo da infância, canções de ninar, cantigas e brincadeiras musicais acompanham os primeiros vínculos, emoções e descobertas. Mas os benefícios da música não se limitam apenas a essa fase, eles se estendem também ao ambiente escolar e podem ser reconhecidos como importantes ferramentas para a formação integral do aluno.
As aulas de Musicalização favorecem o desenvolvimento cognitivo, motor, emocional e social, além de estimularem a concentração, a atenção, a memória, a imaginação, a sensibilidade e a criatividade. “Também promovem a escuta atenta, a socialização e o trabalho em grupo”, elenca a professora de Musicalização d’O Peixinho, Deize Silva.
Atento às inúmeras vantagens que a música proporciona para o aprendizado, O Peixinho oferece a Musicalização como parte de sua proposta pedagógica. As turmas do nível inicial da Educação Infantil até o 3º Ano do Ensino Fundamental participam semanalmente das aulas, que contam com propostas lúdicas e diversificadas, respeitando o ritmo e as potencialidades de cada criança.
Nesse contexto, a Musicalização se transforma em um potente recurso pedagógico que ajuda o aluno a perceber sons, ritmos e pausas; a controlar a voz e a coordenação motora. A música sensibiliza, equilibra, harmoniza e contribui para o desenvolvimento sensorial, além de ensinar a criança a lidar com seus sentidos, não só no ouvir, mas também no falar, no tocar e ao se movimentar.
Por meio de brincadeiras de roda, jogos rítmicos e atividades corporais, o aprendizado acontece de forma natural, lúdica e prazerosa. Os alunos exercitam a escuta, o respeito às pausas; reconhecem notas musicais, assim como sons graves, médios e agudos; compreendem a importância de controlar o volume da voz e a velocidade da fala. “Mais do que aprender música, eles desenvolvem atenção, disciplina, sensibilidade e expressão. As aulas ajudam a alavancar o potencial da criança”, afirma a professora Deize.
N’O Peixinho, a música é vivida com carinho, intenção pedagógica e alegria, afinal, aprender também é sentir, experimentar e se encantar.




Adicionar comentário