(43) 3324 – 2815
Rua Pará, 1252 – Londrina-PR

A filosofia de trabalho d’O Peixinho tem como base teórica o Construtivismo, desenvolvido pelo psicólogo suíço Jean Piaget. Para o Construtivismo, nada, a rigor, está pronto, acabado, e o conhecimento, especificamente, não é dado, em nenhuma instância, como algo terminado. Ele se constitui pela interação do indivíduo com o meio físico e social, com o simbolismo humano, com o mundo das relações sociais e por força de sua ação e não por qualquer dotação prévia na bagagem hereditária ou no meio.

De tal modo, podemos afirmar que antes da ação não há psiquismo nem consciência e muito menos pensamento.

Construtivismo é, portanto, uma ideia, uma teoria, um modo de ser do conhecimento ou um movimento do pensamento que emerge do avanço das ciências e da Filosofia dos últimos séculos. É uma teoria que nos permite interpretar o mundo em que vivemos. Ele não é uma prática ou um método, não é uma técnica de ensino nem uma forma de aprendizagem, não é um projeto escolar, é uma teoria que permite (re)interpretar todas essas coisas, jogando-nos para dentro do movimento da História – da humanidade e do universo. Não se pode esquecer que desenvolvimento e aprendizagem só têm sentido na medida em que coincidem com o processo de desenvolvimento do conhecimento, com o movimento das estruturas da consciência.

Nossa filosofia de trabalho tem como base teórica o Construtivismo, porém, temos autonomia profissional – com quase 50 anos de experiência em educação – para inserir algumas práticas pedagógicas bem sucedidas advindas de outras teorias que consideramos importantes naquela fase ou etapa pela qual o aluno está passando.

Obviamente, temos uma linha de compreensão das fases do desenvolvimento infantil, mas numa época como hoje, não há como desconsiderar a quantidade de estudos e pesquisas sendo divulgados a cada momento sobre os benefícios daquela ou desta técnica ou prática. Temos a certeza de que não se pode parar de estudar, de ler, de aperfeiçoar o corpo docente continuamente a fim de sempre promover o que há de melhor em educação para nossos alunos.

 

Educação Infantil

Conta com projetos específicos para cada faixa etária inclusos em uma proposta pedagógica sólida e comprovada. Histórias, brincadeiras, arte, música e muita alegria são componentes essenciais para o desenvolvimento de uma criança emocionalmente saudável e que estão presentes em nossas atividades. N’O Peixinho, cada aluno é único e respeitado em suas potencialidades e dificuldades.

 

Ensino Fundamental

Além do cumprimento das exigências curriculares nacionais, o aluno enriquece seu conhecimento graças às diversas atividades práticas que são realizadas à medida que os conteúdos são desenvolvidos. Além disso, todas as salas de Ensino Fundamental são equipadas com projetor multimídia e tablets (para acesso do professor aos conteúdos digitais).

cr