(43) 3324 – 2815
Rua Pará, 1252 – Londrina-PR

De olho na energia elétrica  

De olho na energia elétrica  

Alunos do 5º Ano participaram de palestra com funcionário da Copel; uso consciente e cuidados foram as temáticas abordadas no encontro

Estamos tão habituados à energia elétrica que dificilmente paramos para pensar que precisamos dela para quase tudo que fazemos, desde o instante em que acordamos até a hora de dormir. No entanto, é muito importante lembrar de sua importância e entender como ela funciona para que possamos aproveitá-la com consciência e cuidado. Para aprender mais sobre o assunto, a turma do 5º Ano d’O Peixinho assistiu a uma palestra quarta-feira (7), conduzida pelo eletrotécnico da Copel, Gilberto Alves da Silva. A iniciativa faz parte do projeto “Iluminando Gerações”, desenvolvido pela Companhia.

De forma lúdica e didática, as crianças entenderam o caminho percorrido pela energia elétrica desde as usinas geradoras até os consumidores finais, aprenderam como ocorre o curto-circuito, quais materiais são condutores de eletricidade, o que é choque elétrico, como evitar acidentes e o que fazer caso eles aconteçam. Por meio da exibição de quadrinhos, os personagens Onório (on) e Offélio (off), exemplificaram situações vivenciadas no cotidiano que demandam cautela e consumo consciente da eletricidade.

Entre os orientações, Silva citou: desligar o interruptor antes de trocar a lâmpada, não sobrecarregar tomadas com o uso de “benjamin”, evitar contato com cabos descascados, desligar o chuveiro antes de mudar a chave da estação, instalar antena de tevê longe da rede elétrica e não colocar o dedo na tomada. Ele também instruiu as crianças sobre a atenção necessária com pipas, balões, fogos de artifício e outros objetos que trazem risco se colocados próximos a cabos elétricos. Os alunos ainda receberam várias dicas de como economizar energia e conferiram os materiais utilizados pelos funcionários da Copel, como uniforme antichamas, bota, capacete e óculos de proteção. 

“Com as orientações do profissional, fica mais fácil absorver o conteúdo. Inclusive, a palestra foi muito propícia neste momento em que o 5º Ano está estudando usinas hidrelétricas na disciplina de Ciências. Foi uma oportunidade de fixar o que já aprenderam, conhecer mais sobre o assunto e tirar dúvidas”, comentou a coordenadora pedagógica Polyana Pesci.

“Achei importante a parte dos cuidados que devemos ter com a energia elétrica; me ajudou a relembrar algumas coisas, como não mudar a estação do chuveiro com ele ligado, e também para aprender coisas novas. Agora, vou ser mais cuidadosa e comentar em casa o que ouvi na palestra”, disse a aluna Maria Fernanda Henriques.

Francisco Moraski da Silva ficou bem atento à fala do eletrotécnico sobre precaução ao soltar pipa. “Gosto muito dessa brincadeira e já sabia que não pode ter cerol na linha e também que preciso ficar longe dos cabos de energia, mas achei bom porque reforçou para mim e para os meus amigos”, comentou. “Ele explicou várias coisas que não sabíamos e achávamos que não eram perigosas”, completou.

Como multiplicadores de informação, ao final do encontro os alunos receberam cartilhas com o resumo do conteúdo abordado na palestra para retransmitem o que aprenderam aos pais, familiares e vizinhos.

 

 

Adicionar comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *