Pré 1 colocou a mão na terra, manuseou mudas de hortaliças e entendeu o processo de germinação
Os alunos do Pré 1 d’O Peixinho tiveram uma atividade diferenciada na última semana. Com a orientação da estudante de Agronomia Nathalia Guizeline Januário, plantaram mudas de alface e tomate na horta da escola. Ampliar o contato das crianças com o meio ambiente e mostrar como são produzidos alguns alimentos consumidos no dia a dia são os principais objetivos da proposta que integra o projeto de horticultura da escola.
Antes de partir para a parte prática, Nathalia mostrou as mudinhas para os alunos e explicou que elas precisam de ar, da terra, da água e da luz do sol para crescerem. “Para o plantio, primeiramente, é necessário cuidar do solo, tirar a sujeira que prejudica o desenvolvimento da planta. Depois, nivelamos, afofamos a terra e preparamos o canteiro para que a hortaliça e o fruto possam sugar os nutrientes”, ensinou.
Com a ajuda da estudante, as crianças fizeram covinhas na terra e plantaram as mudas. Depois, aprenderam sobre a importância de regar as verduras, com frequência e com a quantidade correta de água.
Conforme a coordenadora pedagógica Lilian Cavalari Bernini, o contato com as plantas ajuda as crianças a entenderem a importância da natureza, estabelecendo relações entre o meio ambiente e suas formas de vida. “A proposta desperta nos alunos o interesse pelas plantas como seres vivos e os faz reconhecer a importância delas para nossas vidas”, observou. Criar uma horta, cuidar dela e acompanhar seu desenvolvimento gera responsabilidade, conhecimento e aprendizagem significativa: “Ajuda a mudar hábitos alimentares e estimula uma visão sustentável com o meio ambiente”, completou.
Adicionar comentário