(43) 3324 – 2815
Rua Pará, 1252 – Londrina-PR

Plantio na horta d’O Peixinho

Plantio na horta d’O Peixinho

Pré 1 colocou a mão na terra, manuseou mudas de hortaliças e entendeu o processo de germinação

Os alunos do Pré 1 d’O Peixinho tiveram uma atividade diferenciada na última semana. Com a orientação da estudante de Agronomia Nathalia Guizeline Januário, plantaram mudas de alface e tomate na horta da escola. Ampliar o contato das crianças com o meio ambiente e mostrar como são produzidos alguns alimentos consumidos no dia a dia são os principais objetivos da proposta que integra o projeto de horticultura da escola.

Antes de partir para a parte prática, Nathalia mostrou as mudinhas para os alunos e explicou que elas precisam de ar, da terra, da água e da luz do sol para crescerem. “Para o plantio, primeiramente, é necessário cuidar do solo, tirar a sujeira que prejudica o desenvolvimento da planta. Depois, nivelamos, afofamos a terra e preparamos o canteiro para que a hortaliça e o fruto possam sugar os nutrientes”, ensinou.

Com a ajuda da estudante, as crianças fizeram covinhas na terra e plantaram as mudas. Depois, aprenderam sobre a importância de regar as verduras, com frequência e com a quantidade correta de água.

Conforme a coordenadora pedagógica Lilian Cavalari Bernini, o contato com as plantas ajuda as crianças a entenderem a importância da natureza, estabelecendo relações entre o meio ambiente e suas formas de vida. “A proposta desperta nos alunos o interesse pelas plantas como seres vivos e os faz reconhecer a importância delas para nossas vidas”, observou. Criar uma horta, cuidar dela e acompanhar seu desenvolvimento gera responsabilidade, conhecimento e aprendizagem significativa: “Ajuda a mudar hábitos alimentares e estimula uma visão sustentável com o meio ambiente”, completou.

Tia Glaura (6)          Tia Glaura (9)

Tia Glaura (12)          Tia Glaura (16)

Tia Glaura (19)          Tia Glaura (23)

Tia Glaura (25)          Tia Glaura (28)

Tia Glaura (33)          Tia Glaura (37)

Tia Jô (3)          Tia Jô (5)

Tia Jô (44)           Tia Jô (21)

Tia Jô (9)          Tia Jô (43)

Tia Jô (23)          Tia Jô (25)

Tia Jô (28)          Tia Jô (32)

Tia Jô (34)          Tia Jô (38)

Tia Jô (50)           Tia Paola (2)

Tia Paola (4)           Tia Paola (9)

Tia Paola (17)           Tia Paola (22)

Tia Paola (24)            Tia Paola (26)

Tia Paola (28)            Tia Paola (32)

Tia Paola (41)            Tia Paola (53)

 

Adicionar comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *