(43) 3324 – 2815
Rua Pará, 1252 – Londrina-PR

4º Ano grava e edita música em Habilidades Digitais

4º Ano grava e edita música em Habilidades Digitais

Versão final foi apresentada às demais séries na quadra da escola

Como proposta da disciplina extra de Habilidades Digitais, os alunos do 4º Ano d’O Peixinho produziram uma música usando os aplicativos estudados na unidade proposta pelo livro. O resultado final foi apresentado na quadra da escola para as turmas de 2º a 5º anos.

Todo o processo de gravação de uma música foi abordado pela turma antes de chegar à parte prática. Na primeira etapa, fizeram uma planilha no Excel com nome do artista, da música, tempo de duração e título do álbum.

Para entenderem a diferença entre arquivos digitais e analógicos, a professora da disciplina, Carla Campos, levou discos de vinil (os conhecidos LPs) para as crianças. “Muitos não tiveram contato com esse tipo de mídia e acharam muito interessante”, relatou a docente. MP3, WAV, AIF e Apple Lossless foram os formatos de arquivos vistos pelas crianças para comparar a qualidade das extensões mais utilizadas atualmente.

Com um aplicativo on-line, os alunos criaram um arquivo novo fragmentando trechos de músicas. E para finalizar o projeto, com auxílio da professora gravaram no celular a canção “Vilarejo” (Marisa Monte), estudada anteriormente na disciplina de Musicalização. O áudio foi transferido para o computador e editado por meio do Audio Joiner.

“Foi uma experiência muito positiva. As crianças levaram a sério e ficaram na expectativa para apresentar a versão final para os colegas das outras séries”, avaliou Carla. “É uma forma interativa de desenvolver habilidades digitais que estão muito presentes no dia a dia deles”, completou.

 

música_habilidades (7)

música_habilidades (7)

Adicionar comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *