(43) 3324 – 2815
Rua Pará, 1252 – Londrina-PR

Trânsito: conscientização começa na infância

Trânsito: conscientização começa na infância

Os alunos receberam instruções práticas do que deve ser feito para garantir a segurança e evitar acidentes

Os primeiros passos na educação para o trânsito são fundamentais para conscientizar as crianças de que atitudes corretas de pedestres e motoristas podem salvar vidas. Em alusão à Semana Nacional do Trânsito, comemorada de 18 a 25 de setembro, os alunos do 1º Ano tiveram atividades diferenciadas relacionadas ao tema durante todo o mês. Além das propostas desenvolvidas em sala, as crianças tiveram a oportunidade de conferir situações reais e contextualizadas durante visita à Escola Prática Educativa de Trânsito.

Cortesia, respeito, solidariedade, cooperação e responsabilidade foram os eixos abordados de forma dinâmica e didática com as três turmas durante o passeio, que complementou o conteúdo visto nas disciplinas de História e Geografia. Os alunos receberam instruções práticas do que deve ser feito para garantir a segurança e evitar acidentes. No auditório, conferiram a importância do uso do cinto, da cadeirinha e do acento elevado e também receberam explicações sobre sinalizações, placas de trânsito, semáforo e uso da faixa de pedestre. 

A simulação feita com uma boneca no banco de um carro sem a cadeirinha e sem o acessório de segurança chamou bastante atenção das crianças. “Elas ficaram espantadas com o resultado da batida, pois a boneca voou longe”, comentou a professora dos 1º A e 1º C, Lucimara Passeti. Na sequência, a instrutora repetiu a simulação com os devidos acessórios para que pudessem visualizar a importância de usá-los.

 Ao final das explicações, os alunos participaram de um animado jogo da memória com os elementos do trânsito que os ajudou a fixar melhor as informações. “Foi muito bom ver que eles tinham absorvido o que trabalhamos em sala; quando eram feitas perguntas, já sabiam responder. Participaram de tudo com conhecimento e também compartilhando experiências que têm com os pais no trânsito”, observou Lucimara.

No percurso externo da Escola de Trânsito, as crianças puderam colocar em prática o que tinham acabado de aprender no auditório. Simulando o dia a dia, atravessaram a rua utilizando a faixa de segurança, observaram o semáforo, os sentidos das ruas e usaram a passarela. Durante o passeio, cada criança segurou um amiguinho pelo braço, como se fosse seu filho, para entender a importância dos pais segurarem pelo pulso, que traz mais segurança do que a mão – que pode escorregar.

De acordo com a professora Monise Correa, do 1º D, os alunos se divertiram bastante com a atividade extraclasse. “O que mais marcou as crianças foi a dinâmica com exemplos práticos dados pela instrutora, pois quando trabalhamos com o concreto, o teórico faz sentido”, comentou. O circuito externo também foi um diferencial para a turma: “Todos participaram com muito interesse. Com o percurso, entenderam que o pedestre nem sempre tem razão e que as leis do trânsito valem para todos”, completou.

No dia seguinte, o conteúdo visto no passeio foi retomado em sala e os alunos representaram por meio de desenhos o que mais gostaram da visita. “Foi marcante para eles, muito positivo. Ficaram dias comentando sobre a experiência”, afirmaram as professoras.

22140864_1119466144853038_2953207235494893688_n

Confira mais fotos em nossa fan page: www.facebook.com/opeixinho

Adicionar comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *