(43) 3324 – 2815
Rua Pará, 1252 – Londrina-PR

Fundamental fecha bimestre com Feira de Ciências

Fundamental fecha bimestre com Feira de Ciências

Segunda edição contou com inúmeras experiências; conteúdos foram apresentados em painéis, maquetes e exemplos práticos de situações cotidianas

Usando a criatividade e o conhecimento adquirido no 3º bimestre, os alunos do Ensino Fundamental d’O Peixinho apresentaram suas experiências às famílias na 2ª Feira de Ciências, realizada no final do último mês. Estimular o pensamento científico e incentivar as crianças a colocarem em prática o conteúdo visto nos livros didáticos foram os principais objetivos da atividade.

Alimentação saudável e cuidados com o corpo foram os temas do 2º Ano. Os alunos explicaram a importância de beber água e mostraram como é o funcionamento do rim simulando uma urina clara e outra escura. Para falar sobre os benefícios do ferro no organismo, a turma fez uma experiência usando ímã para atrair o ferro presente em um tipo de cereal matinal. A turma também falou sobre a necessidade de praticar atividade física regularmente e mostrou que o excesso de sal prejudica a saúde. O semáforo alimentar e a pirâmide alimentar deram ênfase aos alimentos que podem ser consumidos à vontade, pouco e os que são proibidos. As crianças ainda fizeram um alerta sobre a quantidade de açúcar contida nos sucos de caixinha e nos refrigerantes.

O 3º Ano estudou as propriedades da água e do ar. Para exemplificar o conteúdo, fizeram uma demonstração simulando macaco de ar que, quando cheio, levantava um livro. Um balde de água contendo objetos leves e pesados foi usado para explicar a maneira que a matéria ocupa o espaço. Detergente, óleo e água foram utilizados na experiência das diferentes densidades. A turma também fez demonstrações sobre filtração da água, materiais solúveis e não solúveis, objetos leves e pesados.

A quadra da escola ficou parecida com um amplo laboratório de Ciências. No espaço, um letreiro recepcionou os visitantes: “Sejam bem-vindos ao universo do 4º Ano”. Maquetes, experiências e painéis com textos e imagens deram um toque especial aos trabalhos da turma que explorou o sistema solar e as formas de energia. De maneira prática, os “cientistas” explicaram as fases da lua, os movimentos da Terra e as características dos planetas. Energia e suas transformações e fontes de energia foram temas da estação onde foram expostos vários aparelhos eletrônicos. Os alunos também falaram sobre luz e cores, luz e sombra, corpos transparentes, opacos e translúcidos.

Com uma boa dose de imaginação e conhecimento, o 5º Ano fechou o bimestre apresentando um apanhado do conteúdo visto nos três bimestres. A exemplo dos alunos das demais séries, os formandos capricharam nas explicações das experiências de cada estação. Os pais puderam apreciar os trabalhos sobre os biomas brasileiros, o taumatrópio – utilizado para demonstrar imagens que dão ilusão de ótica, e o funcionamento de uma alavanca com exemplos de objetos do dia a dia que utilizam esse sistema, como a tesoura e o alicate.

Para explicar o circuito elétrico simples, os alunos fizeram experiências com circuitos aberto e fechado, e polos positivo e negativo. Também apresentaram fenômenos elétricos e magnéticos, além de exemplificarem magnetismo e eletricidade. O laboratório do 5º Ano contou ainda com estações sobre reprodução sexuada das plantas, desenvolvimento da semente e características do ovo.

Estímulo

Anderson de Azevedo conferiu os trabalhos dos trigêmeos Tiago, João e Pedro, 5º Ano, e achou muito interessantes. “Quando a criança demonstra o conhecimento, se sente valorizada e estimulada a estudar. Percebo a alegria deles por poderem mostrar para mim e para a mãe o que estão vendo em sala”, comentou o pai, que também tem o caçula Lucas, EI 1, n’O Peixinho. “Esse tipo de experiência é muito importante porque ajuda os alunos a transportarem para as coisas do cotidiano aquilo que vêm na teoria”, completou.

Wilson Jojima, pai do Mateus, 3º Ano, também aprovou a 2ª edição da feira: “Muito boa, pois é uma oportunidade para a criança reforçar o que aprendeu enquanto explica o conteúdo para nós. Por outro lado, a ajuda a enfrentar a timidez, como o meu filho, e se preparar para situações futuras que exijam que se exponha em público.”

Quadra sintética

Para estimular a prevenção de doenças do sistema cardiovascular, uma profissional da Qualimed aferiu a pressão arterial dos pais e a professora de Educação Física da escola, Ana Paula Simões, calculou o Índice de Massa Corporal (IMC).

22449980_1126304237502562_8900212932626172847_n

Confira mais fotos em nossa fan page: www.facebook.com/opeixinho

Adicionar comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *