(43) 3324 – 2815
Rua Pará, 1252 – Londrina-PR

Professoras aprendem a utilizar novos recursos digitais

Professoras aprendem a utilizar novos recursos digitais

Capacitação integra proposta do projeto Moderna.Compartilha

A formação continuada faz toda diferença na vida de um educador, afinal, para ele, aprender e ensinar são práticas constantes que exigem desempenho e determinação. Desde o ano passado, quando foi iniciada a implantação do Moderna.Compartilha (projeto pedagógico que visa a inserção de tecnologia a favor da aprendizagem), as professoras do Ensino Fundamental d’O Peixinho participam periodicamente de capacitações com coachs da Editora Moderna. E no último final de semana de outubro, as educadoras se reuniram novamente com a instrutora Tamara Véras Bitencourt para aprimorar o conhecimento.

A incorporação de recursos digitais nas atividades do dia a dia como facilitadores do processo ensino-aprendizagem foi o mote do encontro realizado no dia 27. Além de praticarem o uso da plataforma Learning Management System (LMS) – em tradução, Sistema de Gestão em Aprendizagem –, as educadoras trabalharam novos aplicativos que otimizam as atividades desenvolvidas com os alunos.

Foram testadas a ferramenta Google Forms, que oferece serviço avançado de buscas com o objetivo de facilitar a criação de formulários, pesquisas, questionários, textos e outras várias opções; a Socrative, ferramenta de interatividade que possibilita o acompanhamento da aprendizagem do aluno e propõe ações imediatas para detectar as deficiências do ensino-aprendizagem; e também o aplicativo Padlet, que gera um quadro colaborativo on-line no qual um professor pode contribuir com outro fornecendo textos, fotos, links e conteúdos variados.

Para a educadora Desirée Scalone Chaiben Veigas, testar os recursos digitais durante o treinamento estimulou a equipe a utilizá-los com as crianças: “Observamos que são aplicativos fáceis de usar e identificamos que serão bem úteis para nossas atividades cotidianas, como o estudo diário e a agenda, por exemplo”, comentou. “Realmente, são opções inovadoras que otimizam o tempo, tornam as aulas mais divertidas e dinâmicas e, consequentemente, atraem a atenção dos alunos”, completou.

De acordo com a coordenadora pedagógica Pollyana Pesci, na próxima semana as turmas já começarão a utilizar algumas ferramentas que foram apresentadas na capacitação.

capacitação_tamara (6)

capacitação_tamara (5)

capacitação_tamara (2)

capacitação_tamara (4)

Adicionar comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *