(43) 3324 – 2815
Rua Pará, 1252 – Londrina-PR

Mostra revela talentos para as artes

Mostra revela talentos para as artes

 No último bimestre, o Ensino Fundamental estudou renomados artistas plásticos e reproduziu suas principais telas; alunos do 5º Ano lançaram livros autorais

A reunião de encerramento do 4º bimestre, realizada no primeiro sábado deste mês, ganhou mais cor e alegria com a mostra dos trabalhos feitos pelos alunos. Originalidade e habilidade marcaram as obras de arte dos pequenos artistas d’O Peixinho. Enquanto conversavam com as professoras sobre o desenvolvimento dos filhos, os pais apreciavam o talento das crianças.

A renomada pintora e desenhista Tarsila do Amaral foi a inspiração para a turma do 2º Ano. Nos últimos dois meses letivos, os alunos conheceram a biografia da artista na disciplina de Português e aproveitaram para estudar um pouco mais sobre suas obras e como parte prática, fizeram a releitura dos quadros que mais gostam. Como proposta da disciplina de Ciências, a turma foi dividida em grupos que fizeram seis bonecos gigantes, elaborados a partir do contorno de uma criança, para representar o esquema corporal. O produto final ganhou destaque nas paredes externas da sala.

As brincadeiras de rua que marcaram a infância de Ivan Cruz são tema de parte de suas obras e também foram a referência para o 3º Ano. A aventura no mundo do artista plástico rendeu lindas telas confeccionadas pelos alunos. As crianças também colocaram a imaginação para funcionar e montaram brinquedos variados utilizando material reciclável. Peteca, vai e vem, corda, futebol de botão e bets foram algumas opções expostas às família durante a mostra.

Por meio de desenho, pintura e pontilhado, os alunos do 4º Ano reproduziram obras do pintor Candido Portinari, que também resgata brincadeiras e fatos da infância. Escalados em duplas, os alunos fizeram a apresentação da biografia do artista plástico às famílias que visitaram o espaço. A turminha também expôs criativas maquetes feitas na disciplina de Ciências sobre o corpo humano. Com muito capricho, reproduziram detalhes dos sistemas cardiovascular, urinário, respiratório e digestório.

A viagem pelo mundo de Romero Britto rendeu telas coloridas e com traços bem demarcados no 5º Ano, cujos trabalhos ficaram expostos na quadra da escola. Como lembrança do último ano n’O Peixinho, as crianças desenharam um momento especial com os amigos da sala e o levaram para casa numa moldura. Os formandos arrasaram no painel “Vida: presente de Deus”, no qual fizeram a cronologia de suas vidas por meio de fotos e pequenos textos. Os pais também puderam levar para casa o informativo “Acqua Jornal” com matérias produzidas pelas próprias crianças ao longo do ano no Projeto “Reportagem”.

Manhã de autógrafos

A mostra foi ainda mais emocionante para os alunos do 5º Ano, que lançaram livros autorais produzidos em parceria com a Estante Mágica – empresa que atua com projetos editoriais pedagógicos voltados para crianças. Os jovens escritores receberam a família para uma manhã de autógrafos recheada de muita diversão e revelação de novos talentos.

Carmen Liz Nunez Kaimen, mãe da aluna Ana Carmen, ficou muito orgulhosa do livro escrito pela filha, intitulado O Grande Sonhador. “Ela superou minhas expectativas, achei que escreveu uma história profunda; demonstrou maturidade”, elogiou. Para a aluna, ter a oportunidade de lançar um título foi uma experiência marcante: “Adorei escrever o livro; estou muito feliz”, comentou.

Lembranças

Além do cartão de Natal e da sanfona do desenvolvimento (produzidos por todas as turmas), as crianças fizeram um pequeno álbum com desenho e escrita sobre os melhores momentos de suas vidas. Como proposta da disciplina de Inglês, cada sala produziu trabalhos na língua estrangeira. Na “Oficina de escritores”, os alunos escreveram um livro utilizando textos produzidos durante as aulas e os volumes personalizados foram entregues aos pais.

Já faz 10 anos que Andréia e Roberto Piai participam das reuniões d’O Peixinho. Eles começaram com o filho mais velho, Vinícius, que se formou em 2012, e hoje acompanham a filha Mariana, do 4º Ano. “Essa troca de informação com a escola a cada dois meses é muito boa, pois é uma oportunidade de conversar com a professora para ver o quanto a criança evoluiu e o quê ainda precisa ser ajustado”, comentaram. Sobre a exposição dos trabalhos, acrescentaram: “Muitas vezes, em casa vemos somente o processo de construção, mas quando chegamos aqui temos a oportunidade de observar o produto final e isso é muito gratificante”.

Fundamental_4ºbimestre (5)

Fundamental_4ºbimestre (24) Fundamental_4ºbimestre (98)

Fundamental_4ºbimestre (105)
Fundamental_4ºbimestre (88)

Fundamental_4ºbimestre (71)   Fundamental_4ºbimestre (102)

Confira mais fotos em nossa fan page: www.facebook.com/opeixinho/

Adicionar comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *