(43) 3324 – 2815
Rua Pará, 1252 – Londrina-PR

O que tem de novo no 2º Ano?

O que tem de novo no 2º Ano?

Pais receberam orientações sobre como auxiliar os filhos nesta etapa escolar e tiraram dúvidas sobre a transição para a nova série

 Qual pai não sonha em ter um filho bem-sucedido na carreira? Um grande passo rumo a esse objetivo é proporcionar uma excelente formação no primeiro ciclo do Ensino Fundamental, que vai do 1º ao 5º ano. Conforme estudo do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper-SP), o bom aproveitamento do aluno nesta fase é decisivo para que ele tenha sucesso na universidade e, consequentemente, esteja mais preparado futuramente  para o mercado de trabalho.

Com o objetivo de fortalecer a parceria entre a escola e a família para, assim, otimizar os resultados do processo educativo dos alunos, O Peixinho promoveu uma reunião de orientação com os pais do 2º Ano na manhã de sábado (24). Na oportunidade, a diretora Daniele Zoéga Della Barba falou sobre as mudanças próprias da nova fase escolar e explicou como a família pode ajudar a criança neste período de transição e descobertas.

“Neste momento, há muita expectativa por parte dos alunos, pois eles têm de cumprir novas exigências, visto que o processo de alfabetização começa a ser lapidado, têm nova rotina, com cobrança maior de concentração, e há o rompimento, ainda que gradual, com a Educação Infantil”, explicou.

Diante destas novidades, segundo Daniele, é necessário que os pais estejam alinhados com a escola para passar tranquilidade e segurança às crianças de maneira que as mudanças aconteçam naturalmente. Até os 8/9 anos, o cérebro está em formação e quanto mais for estimulado, mais conexões vai criar e aumentar a capacidade de aprendizado. Portanto, o momento é propício para investir nos alunos do 2º Ano.

Para que a parceria com a escola seja frutuosa, a família deve acompanhar as tarefas, incentivando a criança a fazê-la com capricho; valorizar cada descoberta (mesmo que pequena); valorizar a escola, a professora e o aprendizado. Neste período de construção da língua escrita, os pais devem controlar a ansiedade, permitir e incentivar o filho a escrever como sabe, mas sempre do seu melhor jeito.

Para que a rotina das crianças as favoreça, os pais devem ficar atentos a alguns aspectos que são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo e físico dos filhos como pontualidade para chegar à escola, tomar café da manhã todos os dias e ter um tempo ideal de sono (dormir cedo e acordar cedo).

Além das características próprias da série, como construção da língua escrita, hora do parque (intervalo), disciplinas extras, avaliações, conflitos com colegas e rotina de estudos/tarefa (confira o vídeo “Desenvolvendo a rotina de estudos”, com a psicóloga Daniella Freixo de Faria, na fan page da escola), os pais também assistiram ao vídeo “Apresentação da Metodologia OPEE para famílias” (metodologia do Projeto Empreendedor Mirim), com o idealizador da proposta, Leo Fraiman (confira na fan page da escola).

Durante o encontro, a diretora ainda ressaltou a importância do brincar para o desenvolvimento das crianças, falou sobre a necessidade de estímulo frequente à leitura e também sobre os malefícios causados pelo excesso de exposição a aparelhos eletrônicos.

Ajuda certa

Vanessa e Leandro Ferreira, pais da Ana Laura, saíram mais seguros da reunião. “As orientações foram muito importantes para nos inserir nesta nova realidade dela, pois até nós estamos em fase de adaptação”, comentaram. Entre os pontos abordados, o casal destacou o acompanhamento na hora da tarefa. “As explicações da Daniele foram muito válidas e agora sabemos como conduzir melhor este momento”, completaram.

Para Carolina Nascimento, mãe do Pedro, a escola oferece “um acompanhamento necessário que é um ótimo auxílio para o dia a dia”. “Sabemos como agir a grosso modo, mas essas dicas nos mostram o caminho certo e mais fácil”, observou. “A parceria entre a escola e a família nos ajuda a falar a mesma língua e isso proporciona um equilíbrio que faz a criança se desenvolver bem”, acrescentou.

Na saída, os pais receberam o texto “A importância do Ensino Fundamental”, que frisa pontos relevantes desta etapa escolar.

Reunião_2ºAno (1)

Reunião_2ºAno (7)

(Microsoft Word - A IMPORT302NCIA DO ENSINO FUNDAMENTAL-reuni3

(Microsoft Word - A IMPORT302NCIA DO ENSINO FUNDAMENTAL-reuni3

Confira os vídeos apresentados na reunião e mais fotos em nossa fan page

Adicionar comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *