(43) 3324 – 2815
Rua Pará, 1252 – Londrina-PR

Alunos são estimulados a manter hábitos saudáveis

Alunos são estimulados a manter hábitos saudáveis

Proposta desenvolvida há 13 anos alerta para a importância do cardápio equilibrado e prática regular de exercícios

Por que devemos praticar atividade física e ter uma alimentação balanceada? Quais alimentos são considerados essenciais para mantermos uma boa saúde? Você pratica algum exercício fora da escola? Esses são os principais pontos abordados com os alunos d’O Peixinho nas aulas de Educação Física durante o projeto “Atividade física e alimentação saudável”, desenvolvido anualmente nos meses de março e abril com o objetivo de conscientizar as crianças sobre os benefícios da prática regular de exercícios e do cardápio equilibrado.

De maneira lúdica e dinâmica, a professora da disciplina, Ana Paula Simões, explica para as crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental a importância de uma vida saudável para manter o equilíbrio corporal visando à busca da saúde, da qualidade de vida e do bem-estar físico e emocional. Durante os encontros, os alunos recebem informações sobre o valor nutritivo dos alimentos, gasto energético (com enfoque no equilíbrio entre a ingestão de alimentos e queima de calorias), são estimulados a consumir frutas, verduras legumes, bastante água e a praticar atividades que movimentem o corpo.

“A Educação Física escolar pode contribuir para a formação de entendimentos básicos de conceitos que ajudem a evitar o sedentarismo, a obesidade infantil e também a adquirir hábitos saudáveis que poderão ser levados para o resto da vida”, observa Ana Paula.

Na primeira aula a professora explicou o projeto para os alunos e iniciou a discussão a respeito do tema. A pirâmide alimentar foi o assunto do segundo encontro. Na oportunidade, além de citar os alimentos que integram cada um de seus grupos, alertou para os prejuízos do consumo exagerado de açúcar.

No terceiro dia as crianças observaram figuras de diferentes tipos de atividades físicas e alimentos saudáveis. “Aproveitando os recortes trazidos de casa pelos alunos, conversamos sobre os exercícios que mais gostam de fazer e seus alimentos preferidos. O resultado é um cartaz informativo que ficará afixado na quadra da escola”, comenta Ana Paula. Na ocasião, a professora também falou sobre condicionamento físico, melhora do sono, qualidade de vida, ganho de agilidade, força e demais benefícios para quem pratica atividade física. Para fechar o trabalho, os alunos assistirão a um vídeo sobre hábitos saudáveis no laboratório de Habilidades Digitais.

Parceria com a família

“N’O Peixinho há um cuidado constante em conscientizar as crianças para a manutenção de uma vida saudável. Para incentivar também as famílias, encaminhamos avisos com orientações e explicações práticas sobre o projeto”, explica Ana Paula, que coordena a proposta neste formato desde 2011.

A escola propõe aos pais que enviem lanches saudáveis diariamente, mas que toda segunda, quarta e sexta-feira priorizem também as frutas. “Bolacha recheada, fritura, guloseima com muita manteiga, doce, lanche gorduroso e refrigerante, por exemplo, não devem acompanhar o lanche”, pontua. Tomar um café da manhã reforçado (incluindo frutas), fazer refeições completas no almoço e jantar (com salada de vegetais frescos, carne, peixe ou frango, arroz e feijão) e se hidratar com frequência são algumas das dicas que vão na caderneta dos alunos.

No ambiente escolar há incentivo diário para se manter uma vida saudável, em todos os períodos do ano. Mesmo com o projeto concluído, o tema é abordado com os alunos sempre que há oportunidade. “Os pais são os modelos para os filhos e é uma opção deles educar para uma alimentação balanceada. Por mais que a escola fale, se não tiver estímulo da família, não funciona”, observa a professora.

Atento aos benefícios de uma vida saudável, há 13 anos O Peixinho desenvolve este trabalho de conscientização com as crianças e com a equipe pedagógica.

 

Adicionar comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *