(43) 3324 – 2815
Rua Pará, 1252 – Londrina-PR

Semana Pedagógica: conhecimento ampliado para o segundo semestre

Semana Pedagógica: conhecimento ampliado para o segundo semestre

Método fônico e atividades psicomotoras na alfabetização; habilidades socioemocionais e competências gerais da BNCC foram alguns temas abordados

Nada melhor que uma programação recheada de bom conteúdo para retomar as aulas após um período de férias. Para receber esta dose extra de motivação, antes dos alunos retornarem para o segundo semestre, as professoras d’O Peixinho participaram da Semana Pedagógica, realizada de 23 a 28 julho. Os encontros contaram com atividades diferenciadas como palestras, partilhas, estudos, além de planejamento pedagógico para os próximos meses letivos.

A programação foi iniciada de forma descontraída com uma dinâmica conduzida na quadra pela psicóloga da escola, Laís Rocha. As educadoras da Educação Infantil e do Ensino Fundamental foram vendadas com tecidos coloridos e convidadas a encontrar as colegas que estavam com a venda da mesma cor para formar os grupos. O objetivo foi mostrar às professoras o papel que cada uma exerce nas tarefas e a importância de suas atitudes dentro da coletividade.

“Assim acontece no dia a dia, para que tenhamos resultados positivos, precisamos estar em sintonia com toda a equipe e lembrar que não estamos sozinhas, que temos apoio da direção, da coordenação e das demais colegas de trabalho”, observou a psicóloga Laís Rocha.

Na sequência, as educadoras da Educação Infantil estudaram o texto “Muito além da cognição” (que aborda habilidades socioemocionais), da Revista Parágrafo; já as professoras do Ensino Fundamental trabalharam esse texto na terça-feira, e no primeiro dia de capacitação fizeram a distribuição dos conteúdos na agenda de planejamento.

“Base Nacional Comum Curricular e suas competências: quais alunos queremos formar?” foi tema discutido pelas professoras do Infantil desde o segundo dia de formação até o sábado. Na quarta-feira, elas assistiram à palestra “Método fônico e atividades psicomotoras para desenvolver a alfabetização”, proferida pela fonoaudióloga e psicopedagoga Eliane Guerra.

As educadoras do Fundamental, por sua vez, estudaram o texto “Conheça e entenda as competências gerais da BNCC”, de Rosi Rico, enquanto as coordenadoras pedagógicas se reuniram com a coach da Moderna.Compartilha, Paola Saturnino, que conduziu treinamento na quinta-feira. De maneira prática e dinâmica, as professoras contaram com o auxílio da profissional para programar as atividades de agosto das disciplinas de Ciências, História e Geografia que ficarão disponíveis na plataforma LMS (em tradução: Sistema de Gestão de Aprendizagem). A partir deste mês, os alunos terão acesso a atividades interativas de abertura de conteúdo ou fixação, que poderão ser acompanhados na plataforma às sextas-feiras, aos sábados e domingos com acesso remoto. Ainda na quinta-feira, as professoras da Educação Infantil foram dividas em grupos e elaboraram atividades contemplando as competências da BNCC.

A programação do penúltimo dia foi iniciada com uma proposta descontraída conduzida na quadra da escola pela professora de Educação Física, Ana Paula Simões, que motivou a equipe a mexer o corpo, fazer alongamento e provas em equipes. Na sequência, as educadoras do Infantil seguiram com estudo do texto “Além da superfície” (com foco nos desafios da educação de qualidade); já o Fundamental analisou, de forma teórica e também por meio de atividades práticas, as 10 competências gerais da BNCC (confira na imagem em anexo).

A Semana foi encerrada com a participação da equipe na 1ª Jornada Pedagógica, realizada no sábado de manhã no Teatro Marista. “Desafios da gestão na sala de aula frente à BNCC” foi o tema conduzido pela palestrante Emilia Cipriano; “BNCC – direito de aprendizagem” foi proferido por Cesar Callegari e “BNCC e contexto nacional: cultura digital e o cotidiano do trabalho docente” por Ricardo Mariz. Durante o evento, promovido pelo Sindicato das Escolas Particulares do Norte do Paraná (Sinepe-NPR) em parceria com a FTD Educação, a equipe teve a oportunidade de debater e tirar dúvidas sobre os desafios e as mudanças da BNCC e ampliar o repertório acerca do tema.

Feedback

Para a professora Thais Ribeiro, do Pré 1 C, a união das equipes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental na Semana Pedagógica foi muito positiva. “Com as atividades diárias, não conseguimos ter tanto contato com as colegas de outra equipe, e a convivência durantes estes dias foi muito importante para estabelecermos uma relação mais próxima e conhecermos melhor o trabalho umas das outras”, comentou.

A professora de Inglês Izabella Bill participou pela primeira vez da capacitação d’O Peixinho e considerou os encontros produtivos. “A semana nos deu uma motivação a mais para iniciarmos o segundo semestre com todo gás. Sem dúvida, os encontros ampliaram nosso repertório e aguçaram a vontade de buscar mais conhecimento para a prática diária com os alunos”, afirmou.

 

Confira mais fotos em nossa fan page.

 

Adicionar comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *