(43) 3324 – 2815
Rua Pará, 1252 – Londrina-PR

Semana da Pátria: conscientização e resgate histórico

Semana da Pátria: conscientização e resgate histórico

Comemorações foram marcadas por atividades variadas; alunos ganharam pulseirinha em verde e amarelo

N’O Peixinho, comemorar o 7 de Setembro vai além de estudar as cores do País e entoar os hinos Nacional e da Independência. Por meio de propostas lúdicas diversificadas, durante a Semana da Pátria os alunos conhecem os símbolos, entendem a importância de valorizar o país e de ter atitudes cidadãs que tornem a sociedade mais justa para todos.

Nos dias que antecederam o feriado da Independência do Brasil, todas as turmas tiveram aulas relacionadas à data comemorativa. No Ensino Fundamental, desde segunda-feira (3) as professoras fizeram um resgate histórico, incluindo recursos digitais, para os alunos compreenderem como ocorreu o processo, a importância dele para os brasileiros e quais foram seus principais personagens.

Na véspera do feriado, os alunos do 4º Ano deram um toque especial à comemoração com um teatro alusivo ao 7 de Setembro. Devidamente caracterizadas, as crianças fizeram um resgate histórico do evento de 1822, abordando desde a chegada de Dom Pedro ao Brasil até à proclamação da Independência. As demais salas, do 1º ao 5º Ano, assistiram à encenação e se divertiram com os figurinos e falas dos “atores”. Ao final da dramatização, os alunos entoaram o Hino da Independência na quadra da escola.

“Para que eles se sintam parte da pátria e valorizem a independência, é importante entenderem que não teria como chegar à República sem passar por este ato de coragem de Dom Pedro. Assim como ele, nós brasileiros também precisamos ser corajosos para conseguirmos mudar o atual cenário político do nosso país”, reitera a coordenadora pedagógica Tamires Bueno.

As turmas da Educação Infantil também tiveram atividades diferenciadas durante a semana. Em sala, os alunos fizeram desenhos, pinturas e colagens utilizando as cores que representam o Brasil. Além disso, os pequenos da EI 1 da professora Bárbara Ribeiro decoraram o painel de azulejo com uma pintura feita em verde, amarelo e azul. Na terça e na quinta-feira todas as turmas se reuniram no pátio para cantar o Hino Nacional.

“É fundamental ensinar as crianças, desde pequenas, a respeitar o outro, a pátria e a valorizar a nossa casa que é o Brasil. Acreditamos que dessa forma, a cada dia, construímos uma nação melhor”, afirma a coordenadora pedagógica Lilian Cavalari Bernini.

Símbolos

Durante a Semana da Pátria, a equipe d’O Peixinho usou um lenço personalizado e as crianças uma pulseirinha em verde e amarelo.

Confira mais fotos em nossa fan page.

Adicionar comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *