(43) 3324 – 2815
Rua Pará, 1252 – Londrina-PR

Alunos do 5º Ano montam ‘mercado’ n’O Peixinho

Alunos do 5º Ano montam ‘mercado’ n’O Peixinho

Atividade foi desenvolvida com base na Metodologia Ativa, que propõe interação direta da criança com o conteúdo

A sala de aula do 5º Ano se transformou em um verdadeiro mercado durante uma atividade realizada com a turma na última quinzena, na disciplina de Matemática. Utilizando a Metodologia Ativa, por meio da qual a criança tem uma interação direta com a proposta, os alunos organizaram, de forma concreta, o estabelecimento comercial que iria auxiliá-los a entender como funciona o planejamento financeiro. 

Para preencher as “prateleiras” do estabelecimento, as crianças trouxeram de casa embalagens vazias de xampu, desodorante, sabão em pó, amaciante, hidratante corporal, detergente, creme dental, suco de caixinha, macarrão, água mineral, achocolatado e muitas outras opções. Os próprios alunos dispuseram os produtos na sala e precificaram a mercadoria. Com o objetivo de tornar a atividade ainda mais real, cada turma foi dividida em três grupos: atendentes, caixas e consumidores.

De acordo com a professora Desirée Veigas, do matutino, a proposta foi bem recebida e desenvolvida pelas crianças. “Percebi que muitos fizeram suas compras pensando em levar o que, de fato, seria necessário”, observou. Segundo ela, por meio desta atividade dinâmica e prática, os alunos assimilam o conteúdo com mais facilidade e entenderam a importância de economizar e comprar aquilo que é necessário.

A professora do vespertino, Fernanda Ciciliano, comentou que os alunos se envolveram bastante e ficaram empolgados para partilhar como foi a experiência. “É fundamental trabalhar esses valores com as crianças desde pequenas para que entendam como funciona o dia a dia e se tornem adultos conscientes, não consumistas”, ponderou.

A proposta do mercado foi realizada com as três turmas de 5º Ano da escola.

Confira mais fotos em nossa fan page.

Adicionar comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *