(43) 3324 – 2815
Rua Pará, 1252 – Londrina-PR

Semana Pedagógica: vigor renovado para o 2º semestre

Semana Pedagógica: vigor renovado para o 2º semestre

Educadoras participaram de dinâmicas em grupo, palestras e montaram o planejamento pedagógico para os próximos meses de aula

Antes de receberem os alunos para o 2° semestre, as professoras d’O Peixinho participaram de formações, palestras, dinâmicas, trocaram experiências e montaram planejamento para os próximos meses letivos durante a Semana Pedagógica, realizada de 22 a 27 de julho.

A programação foi iniciada na segunda-feira com uma dinâmica motivacional, conduzida pelas coordenadoras pedagógicas, seguida de momentos de reflexão e partilha entre as educadoras da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. No segundo dia, a equipe participou de capacitação com a coach da Editora Moderna, Paola Saturnino, que apresentou a “roda da vida” – ferramenta coaching de avaliação pessoal.

“Como desenvolver o trabalho em equipe” foi o tema trabalhado com o Fundamental na quarta-feira. Na oportunidade, as professoras participaram de atividade prática com o objetivo de refletirem sobre a importância de respeitar as diferenças, de agir com confiança e também de ser confiável. Já a Educação Infantil teve como proposta o curso on-line do Programa Especializado em Psicomotricidade Infantil (PEPI), conduzido pela psicopedagoga e psicomotricista Luciana Brites.

Na quinta-feira, as educadoras do Infantil seguiram com o PEPI enquanto as do Fundamental estudaram um texto sobre comunicação assertiva. Elas fizeram um teste para descobrir se são assertivas, partilharam experiências, e participaram de dinâmicas referentes ao desenvolvimento da inteligência emocional, da proatividade e do comprometimento.

A fonoaudióloga e psicopedagoga Eliane Guerra ficou responsável pela formação da sexta-feira, quando abordou o tema “consciência fonológica” com toda a equipe. Para encerrar a semana de formação, no sábado de manhã, Cíntia Barbizan, psicóloga especialista em Neuropsicologia, falou sobre as diferentes formas de demonstrar e sentir afeto com base no conceito das cinco linguagens do amor, de Gary Chapman.

“Além de ser um momento importante reservado para o planejamento de atividades, a Semana Pedagógica é uma oportunidade que temos de aprimorar nosso conhecimento, através da troca de experiências, e estreitar laços com a equipe”, observou a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental Pollyana Pesci.

A coordenadora pedagógica da Educação Infantil, Lilian Cavalari Bernini, considera que a semana de capacitação “é essencial para alimentar a alma do professor e renovar suas energias”. “É também uma oportunidade de conhecer-se, de refletir sobre si mesmo e sobre suas responsabilidades”, afirmou. Segundo ela, as propostas da Semana Pedagógica são pautadas no trabalho em equipe, na empatia e no amor.

Adicionar comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *