(43) 3324 – 2815
Rua Pará, 1252 – Londrina-PR

Semana da Pátria: resgate histórico

Semana da Pátria: resgate histórico

As comemorações incluíram atividades diferenciadas em sala e teatro na quadra da escola; alunos ganharam pulseirinha com as cores verde e amarelo

N’O Peixinho, comemorar o 7 de Setembro é muito mais que estudar as cores da bandeira do Brasil, pintar o caderno de verde e amarelo ou entoar os hinos Nacional e da Independência. Por meio de atividades diversificadas conduzidas durante a Semana da Pátria, os alunos conhecem os símbolos, entendem a importância de honrar o País e de ter atitudes cidadãs que a sociedade tanto precisa para se tornar mais justa.

No Ensino Fundamental, desde segunda-feira as professoras fizeram um resgate histórico em sala de aula, incluindo recursos digitais, para que os alunos compreendessem o que foi a Independência, como aconteceu, quais foram os principais personagens e a importância dela para os brasileiros. “Para que a criança possa valorizar a pátria, primeiro é necessário conhecê-la, por isso, durante toda a semana propomos atividades que fazem referência à história”, observou a coordenadora pedagógica Pollyana Pesci.

Os alunos do 4º Ano deram um toque especial à comemoração de 7 de Setembro, na véspera do feriado, com um teatro alusivo à data. Devidamente caracterizados, os “atores” encenaram evento de 1822, abordando desde a chegada de Dom Pedro ao País até a proclamação da Independência. As demais salas, do 1º ao 5º Ano, assistiram à encenação e se divertiram com os figurinos e falas dos personagens. Ao final da dramatização, todos entoaram juntos o Hino da Independência.

Os alunos da Educação Infantil também contaram com propostas diferenciadas para celebrar a pátria e o 7 de Setembro. Em sala, as turmas fizeram desenhos utilizando as cores que representam o Brasil e discutiram sobre o tema com as professoras. Durante a semana, entoaram o Hino Nacional no pátio da escola, cujo painel ganhou uma decoração especial à tinta nas cores do Brasil feita pelos alunos do 1º Ano A, da professora Lucimara Passetti.

“As atividades são desenvolvidas de acordo com a capacidade de compreensão de cada faixa etária; de forma lúdica e variada, trabalhamos com as crianças os acontecimentos que marcam esta comemoração”, pontuou a coordenadora Lilian Cavalari Bernini.

Símbolos

Durante toda a semana a equipe pedagógica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental usou um lenço personalizado com detalhes da bandeira e as crianças, uma pulseirinha com as cores verde e amarelo.

1 Comente

  • by Maria Luisa Codato Postado 3 de outubro de 2019 23:38

    eu amo a escola o peixinho ela é a melhor escola do mundo

Adicionar comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *