(43) 3324 – 2815
Rua Pará, 1252 – Londrina-PR

Psicóloga lança livro n’O Peixinho

Psicóloga lança livro n’O Peixinho

Obra traz respostas simples para auxiliar pais e profissionais na abordagem de temas variados; edição especial coroa os 50 anos da escola

Nem sempre é uma tarefa fácil conversar com as crianças sobre assuntos delicados da vida. Muitas vezes, não se sabe como agir e, muito menos, o que dizer. Com o objetivo de auxiliar pais e profissionais nesta empreitada, a psicóloga Cynthia Borges de Moura escreveu o livro “Respondo o quê?”, que será lançado com edição especial em comemoração aos 50 anos d’O Peixinho na manhã do próximo dia 5, na escola.

O livro traz respostas simples para que a conversa com as crianças aconteça de maneira aberta, empática e verdadeira sobre assuntos complicados e até mesmo pesados, como morte, suicídio, abuso sexual e alcoolismo na família. Também aborda ocorrências normais da vida: mudança de casa, de cidade, de escola, separação dos pais, morte na família, hospitalização, nascimento de um bebê, idas ao médico, ao dentista, ao psicólogo e psiquiatra, por exemplo.

A obra tem orientações a respeito de valores que a família quer cultivar, como Deus, religião, trabalho, dinheiro, e dicas de como lidar com erros e fracassos. Além disso, apresenta noções de segurança e formas de fazer uso racional de eletrônicos e internet.

“Adultos não precisam esconder das crianças situações e emoções desagradáveis. O importante é fornecer um modelo saudável de como enfrentar estes acontecimentos e sair fortalecido deles”, observa a autora na obra, que propõe respostas inteligentes, sinceras e com um toque de bom humor.

O livro foi escrito com a colaboração de especialistas (que atuaram como consultoras) de São Paulo, Brasília, Paraná, Santa Catarina e Lisboa-Portugal. “Respondo o quê?” conta com participação da diretora educacional d’O Peixinho, Daniele Zoéga Della Barba, em dois capítulos: “Entrada na escola” e “Reprovação escolar”, e também da diretora-fundadora, Márcia Zoéga de Carvalho.

“Nada melhor do que festejar a existência de uma instituição de ensino justamente com um livro, objeto que tanto simboliza nossa profissão de educadora, além de, claro, ser a base que sustenta nossa prática”, afirma Tia Márcia, no prefácio da obra.

Os exemplares poderão ser adquiridos durante a manhã de lançamento e autógrafo na escola.

Sobre a autora

Cynthia é graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP) e docente na Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Trabalha há mais de 20 anos na área de intervenção clínica com crianças e adolescentes. É autora de materiais e jogos terapêuticos para intervenção com pais, crianças e adolescentes pela Terapia Criativa (www.terapiacriativa.com.br).

Adicionar comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *