(43) 3324 – 2815
Rua Pará, 1252 – Londrina-PR

Reprodução humana é tema de projeto no 5º Ano

Reprodução humana é tema de projeto no 5º Ano

Mudanças físicas que ocorrem na puberdade, prevenção ao abuso e comportamentos inadequados são alguns dos temas trabalhados durante encontros

Por muito tempo, a sociedade tratou o tema “sexualidade” como um tabu, mas hoje em dia, o assunto passou a ser abordado abertamente na sociedade e circula não apenas nas redes sociais e na mídia, mas também nas rodinhas de amigos. Diante dessa mudança, as crianças têm tido acesso ao assunto cada vez mais precocemente. Atento a isso, com o objetivo de fornecer informações coerentes aos pré-adolescentes do 5º Ano do Ensino Fundamental e, consequentemente, ajudá-los a evitar uma vivência desorientada nessa importante área da vida, no último bimestre do ano, O Peixinho realizou o “Projeto de Reprodução Humana”.

Os encontros aconteceram durante as aulas de Ciências, uma vez por semana, com duração de uma hora. Em parceria com as professoras das turmas e coordenação pedagógica, a psicóloga da escola, Mariana Rodrigues, desenvolveu o tema de forma dinâmica e interativa abordando as informações do livro didático e conteúdo extra. Entre os temas, foram abordadas as mudanças físicas, psicológicas e sociais do desenvolvimento sexual, bem como aspectos de vulnerabilidade dessa área.

O projeto forneceu informações básicas adequadas para crianças com idade entre 9 e 10 anos, criou um espaço para esclarecimento de dúvidas e desmistificação dos aspectos da sexualidade conforme a demanda dos alunos e oportunizou a reflexão sobre autorrespeito e sexualidade em cada fase da vida. Reflexo social e pessoal das mudanças físicas que ocorrem na puberdade, comportamentos inadequados, precoces, reprodução humana e prevenção ao abuso sexual também foram trabalhados com os alunos durante o mês.

De acordo com Mariana, o entendimento acerca do que ocorre com o corpo e com as emoções no período que antecede a puberdade é uma preocupação da escola, justamente por ser uma fase de importantes mudanças. “E o contexto escolar é um local potente para oportunizar aos alunos a manifestação de suas ideias, vivências e sentimentos”, pontuou.

O projeto é desenvolvido com as turmas de 5º Ano desde 2012.

Adicionar comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *