(43) 3324 – 2815
Rua Pará, 1252 – Londrina-PR

‘Contar histórias é abrir as portas de um universo imaginário’

‘Contar histórias é abrir as portas de um universo imaginário’

Semanalmente, as turmas participam da “Hora do conto”; recursos pedagógicos enriquecem as narrações

Uma história bem contada estimula a imaginação e aquece o coração. Quando o contador interpreta a narrativa valendo-se de recursos visuais, expressões corporais e entonação da voz, ela até parece virar realidade. N’O Peixinho, a contação de histórias é tão valorizada, que as turmas têm um momento reservado especialmente para a “Hora do Conto”.

Semanalmente, os alunos do C1 até o 4º Ano do Ensino Fundamental, apreciam uma história contada pelas contadoras da biblioteca: Carolina Rezende, Maria Eduarda Teixeira e Tatiele Martins Prieto. Para tornar o conto mais atrativo para as crianças, as “tias” usam e abusam dos recursos disponíveis na escola, como fantoches, brinquedos fantasias e cenários diferenciados.

Após a contação da história, os alunos são estimulados a pensar na mensagem que foi transmitida. “Eles mergulham no mundo da imaginação, dão risada ou sentem o suspense, e depois são convidados a refletir sobre o que aprenderam com o livro”, comenta Maria Eduarda. Segundo ela, quando estão preparando as histórias, as contadoras já identificam os valores que podem ser trabalhados com os as crianças.

A “Hora do Conto” é muito importante, pois é uma oportunidade dos alunos interagirem com as diversas histórias e colocarem a imaginação e a criatividade para funcionar a todo vapor. “Fazemos o possível para tornar o momento mágico, no qual as crianças se sintam à vontade para interagir e refletir sobre a história do dia. Além disso, buscamos mostrar para eles a importância de se adquirir o hábito da leitura e o amor pelos livros desde cedo”, afirma Carolina, que é contadora de histórias e bibliotecária d’O Peixinho.

Antes de seguir para as salas, as crianças têm um tempinho para escolherem os livros nas estantes da biblioteca. De acordo com a contadora, elas amam esse momento de independência no qual podem selecionar um exemplar para emprestar da biblioteca da escola e levar para casa.

Enquanto narra algum livro para os alunos, Tatiele costuma observa suas expressões: “Percebo que eles mudam de acordo com a entonação da voz. Se faço suspense, por exemplo, ficam com os olhinhos bem atentos; tudo depende de como se conta”, observa. “Para mim, contar história é abrir as portas de um universo imaginário na cabecinha das crianças. É muito mais do que só o incentivo à leitura, é trabalhar a realidade de uma maneira lúdica”, complementa.

Nos encontros que precederam o Dia do Contador de Histórias, comemorado em 19 de março, as responsáveis pela “Hora do Conto” d’O Peixinho separaram divertidos livros para as crianças.

Benefícios

Inúmeros são os benefícios da contação de histórias para as crianças. Além de para ampliar o conhecimento, aperfeiçoa a escrita, o vocabulário, a oralidade, estimula a imaginação e a criatividade, incentiva a expressão.  Também contribui para a manutenção de histórias e costumes, resgata a cultura, instiga a criança a fazer associações com suas próprias experiências, estimula o compartilhamento de opiniões e vivências.

 

 

 

 

 

 

 

Adicionar comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *