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O papel da criança no futuro do planeta

O papel da criança no futuro do planeta

N’O Peixinho, durante todo o ano os alunos são estimulados a preservar e a valorizar o meio ambiente

Hábitos adquiridos na infância tendem a perdurar por toda a vida com mais facilidade do que aqueles que passam a fazer parte do dia a dia depois de algum tempo. Assim é com a alimentação, com a prática de atividades físicas, com a rotina de estudos e também com a preservação e valorização do planeta. De 1 a 5 de junho comemora-se a Semana Mundial do Meio Ambiente e muitas ações são desenvolvidas em função da data. N’O Peixinho, os alunos estudam o tema neste período, mas as propostas da escola se estendem a todos os meses do ano, com iniciativas realizadas por meio de projetos e também com orientações cotidianas que favorecem o desenvolvimento da consciência ambiental das crianças.

Os trabalhos conduzidos pela escola começam na Educação Infantil e vão até o Ensino Fundamental. Com direcionamentos aparentemente simples, os alunos aprendem que pequenas atitudes fazem muita diferença. Levar a garrafinha de água diariamente para escola, fazer a separação correta do lixo, usar a água de forma adequada na hora de lavar as mãos e escovar os dentes, transformar materiais recicláveis em objetos que poderão ser reutilizados e até mesmo em brinquedos são algumas das orientações d’O Peixinho.

A coordenadora pedagógica da Educação Infantil, Lilian Cavalari Bernini, observa que a escola está para as crianças como modelo, para somar com as ações e atitudes que já vivenciam em casa e ajudá-las a internalizar de forma natural as práticas de preservação e valorização do meio em que vivem. “É interessante ver como elas se policiam e se tornam agentes independentes que cuidam uns dos outros e que compartilham conhecimentos”, comenta.

Com o Projeto de Horticultura, que integra as ações de conscientização d’O Peixinho, os alunos têm a oportunidade de fazer plantios de sementes e mudas na horta da escola e de acompanhar o seu desenvolvimento diariamente. De acordo com Lilian, a proposta é enriquecedora, pois ela possibilita que as crianças vejam na prática como ocorre o processo de germinação de alguns tipos de alimentos que chegam às suas mesas. Cuidados com o solo e variedade de plantas também são aspectos abordados com os alunos dentro do projeto.

Agentes transformadores

De acordo com a capacidade de compreensão própria de cada faixa etária, a abordagem dos cuidados com o meio ambiente é intensificada. No Ensino Fundamental, por exemplo, os alunos estudam o consumo consciente dos recursos naturais renováveis e não renováveis com enfoque na sustentabilidade. “Ressaltamos a importância da preservação e mostramos para eles que são parte integrante e agentes transformadores do nosso planeta. Queremos que nossas crianças sejam conscientes dos benefícios e malefícios da ação humana para o meio ambiente”, explica a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental, Pollyana Pesci.

A temática é tão valorizada pela escola que ganha um espaço especial nas mostras de trabalhos dos alunos realizadas bimestralmente para as famílias d’O Peixinho. Durante os dois meses que antecedem a exposição, são trabalhados em sala diversos assuntos relacionados ao meio ambiente. Então, as turmas são divididas e cada uma recebe um tema que deverá ser apresentado durante a mostra em forma de cartaz e maquete, por exemplo. Para a Feira de Ciências, os alunos são convidados a reproduzir ou criar algo que colabore com a natureza. Na última mostra, por exemplo, um dos grupos apresentou um filtro feito com cascalho, pedra e areia no qual foi inserida água barrenta que se transformou em água limpa.

Na quarentena

A preocupação d’O Peixinho com o meio ambiente continua neste período de distanciamento social. Constantemente, as professoras propõem aos alunos atividades relacionadas à temática fazendo uma ponte com os conteúdos que estão sendo desenvolvidos com as turmas. Na Educação Infantil, o reaproveitamento de materiais recicláveis é uma proposta bastante utilizada para complementar os estudos. Utilizando rolinho de papel higiênico, caixa de ovos, garrafas pet, revistas e jornais, por exemplo, os alunos já criaram vários objetos e brinquedos, como borboletas, lagartas, chocalhos, pistas de carrinho, casa de boneca e foguete.

No Ensino Fundamental, as professoras procuram levar para a realidade das crianças aquilo que é visto de forma teórica. Muitas vezes, as aulas dão vida a experiências que ajudam os alunos a entenderem na prática alguns processos que ocorrem no meio ambiente e também a importância da preservação. Compostagem, decomposição e descarte correto do lixo são assuntos que estão sendo trabalhados com uma das séries nesta semana, por exemplo. Como parte prática, os alunos deverão observar a decomposição de materiais que serão inseridos em vasos com terra. Além disso, as crianças também assistem a vídeos, ouvem músicas, fazem desenhos temáticos e discutem notícias que são divulgadas na mídia.

Bem comum

Para as coordenadoras pedagógicas, falar sobre o meio ambiente com as crianças é falar do cotidiano, de atitudes que cada um deve ter para preservar a vida. “O meio ambiente tem um dia para ser lembrado, porém, as ações precisam acontecer todos os dias”, reforça Lilian. “As crianças são, de fato, o futuro do nosso planeta, por isso, é fundamental prepará-las para um cuidado constante com aquilo que é um bem de todos”, acrescenta Pollyana. 

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