(43) 3324 – 2815
Rua Pará, 1252 – Londrina-PR

Arraial em casa

Arraial em casa

Comidas típicas, brincadeiras, decoração e lista de músicas temáticas são inspirações para a festança em família 

A temporada de festas caipiras já começou, mas devido à pandemia, uma das celebrações mais tradicionais e aguardadas da cultura nacional não poderá ser realizada como nos anos anteriores. Assim como o mundo precisou de adaptações, o “arraiá” pode ganhar um novo formato e ser realizado em casa, respeitando as medidas de segurança, junto da família. Para quem quer inspirações, O Peixinho separou uma série de dicas de “faça você mesmo” que trarão o clima da festança para dentro do lar.

No universo de festas caipiras há muitos elementos, entre eles, a decoração temática, que transforma o ambiente e ajuda tanto as crianças como os adultos a entrarem na atmosfera do arraial. Com a ajuda dos pequenos, é possível confeccionar enfeites fáceis que farão toda a diferença no balancê doméstico. Um dos símbolos mais característicos da festa, e praticamente obrigatório, são as bandeirinhas. Tradicionalmente, elas têm formato de retângulos com um corte de triângulo bem no meio, mas não há um tipo específico de material para elas… pode ser papel de seda, cartolina, sulfite, E.V.A, folha de revista e até tecido. Diante da versatilidade e importância desse item, vale tirar um tempinho e botar a mão na massa para deixar a festança ainda mais arretada.

Fogueiras artificiais podem ser feitas com rolinhos de papel higiênico pintados com tinta marrom para simular a madeira; papel colorido ou E.V.A. amarelo, laranja e vermelho podem fazer as vezes da chama, por exemplo. Dá para utilizar as famosas guirlandas (tão usadas no Natal) também na festa caipira. Basta separar bandeirinhas, pipas e chapéus de palha – todos de tamanhos reduzidos – para adornar o círculo. Outra opção é fazer bonecos grandes de papelão ou E.V.A. representando cada membro da família. Vale usar roupas e acessórios temáticos para dar “vida” aos personagens (veja exemplo no final da matéria).

As guloseimas caipiras não podem faltar no arraial. Pipoca, cachorro-quente, pamonha, canjica, pastel, bolos de milho e de fubá, arroz doce, pé de moleque e milho cozido são algumas das opções que fazem o paladar lembrar das festas caipiras. Para a festança em casa, a opção é escolher algumas dessas comidinhas (cujas receitas podem ser encontradas facilmente na internet) para serem degustadas com a família. Confira abaixo a receita de um delicioso bolo de fubá com goiabada disponibilizado pela chef Ana Paula Lopes, da Menu Escola de Gastronomia. 

Presentes em todas as festas caipiras, as brincadeiras são elementos essenciais de um bom arraial. Para tornar a sua festança ainda mais divertida, confira abaixo sugestões para casa ou apartamento. 

Pescaria – Simples e bem divertida, a pescaria é uma das brincadeiras mais tradicionais de festa caipira. Basta recortar peixes de papel mais grosso (como papelão) e firmá-los num recipiente com areia, arroz ou farinha, por exemplo. Se tiver uma vara de pescar em casa, utilize-a, caso contrário, improvise uma com cabo de vassoura e arame. Não se esqueça de fazer um furinho no peixe para que ele possa ser pescado. Ganha a brincadeira aquele que pescar a maior quantidade de peixes ou somar o maior número de pontos (caso opte por pontuar os peixinhos). 

Jogo de argola – Separe garrafas pet (que podem ser customizadas pelas crianças ou mesmo preenchidas com líquido colorido – dissolva tinta guache em água ou suco em pó). Também é possível utilizar embalagens de shampoo, hidratante, detergente, entre outros. Pulseiras podem ser usadas como argolas, mas se for preciso, confeccione as argolinhas com jornais ou revistas. Basta enrolar as folhas como um canudinho e juntar as pontas com cola ou durex. O vencedor será aquele que acertar mais argolas nos objetos.

Boliche – Para este jogo, utilize pinos de boliche de brinquedo ou recipientes que tiver em casa que possam ser derrubados, como embalagens vazias de amaciante, de condicionador de cabelo etc. Para a atividade ficar ainda mais divertida e contextualizada com o tema da festa, cole personagens caipiras nos pinos. As crianças podem desenhá-los ou mesmo fazerem recorte e pintura para o caso de figuras impressas. Quem derrubar mais pinos será o ganhador.

Bola na peneira – Separe uma peneira de plástico; coloque algumas bolinhas (que podem ser feitas de jornal ou revista) em uma bandeja ou qualquer outro tipo de vasilha que possa acomodá-las. Em frente a este recipiente, mas com alguns metros de distância, posicione um balde ou uma bacia. Para brincar é necessário pegar as bolinhas (uma a uma) na bandeja e colocá-las dentro do balde. Ative o cronômetro do seu celular para ver quem transfere todas as bolinhas no menor tempo ou mesmo quem consegue o maior número de bolinhas em um tempo determinado. 

Laços estreitados

Para a pedagoga Helen Marques, professora n’O Peixinho, realizar um arraial em casa é incentivar a proximidade dos membros da família e proporcionar um momento especial para as crianças. “É uma forma de resgatar algo que elas estão perdendo por estarem reclusas”, comenta. Antes de partir para os preparativos, ela orienta que seja marcado um dia para a realização da festa. Enquanto não chega, diariamente, os pais podem observar o calendário com a criança para trabalhar com ela a noção de temporalidade. 

Unir toda a família, especialmente os filhos, para a confecção dos objetos decorativos, das brincadeiras e das receitas está entre as sugestões de Helen. “Quando os pais se unem e fazem a organização com a criança, os laços se estreitam, ela é motivada e, como co-participante, sente que o seu trabalho é valorizado, e isso é benéfico para a sua autoestima”, explica.

Na opinião da professora, para ser uma bom “arraiá” não pode faltar música para ambientar o lar (confira a playlist d’O Peixinho no Spotify clicando aqui), roupas e acessórios caipiras (com o que tiver em casa mesmo), pintinhas, bigodes e muita animação. 

Diante do distanciamento social, ela lembra da possibilidade de encontrar familiares, parentes e os amigos da escola durante a festa por meio de videoconferência. Outra opção é registrar os momentos por meio de fotografias e compartilhá-las com aqueles que a família gostaria de ter junto na festança em casa.

Adicionar comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *