(43) 3324 – 2815
Rua Pará, 1252 – Londrina-PR

Escola e família, uma parceria que dá certo

Escola e família, uma parceria que dá certo

Em tempos de quarentena, equipe pedagógica realiza encontros on-line para orientar os pais sobre a dinâmica das aulas remotas

Sempre que o ano escolar se inicia, O Peixinho prepara um ciclo de palestras, dividido por séries, com o objetivo de oferecer orientações às famílias. Nos encontros, os pais recebem informações sobre os parâmetros de desenvolvimento específicos para cada faixa etária, sobre as propostas pedagógicas, e têm a oportunidade de tirar dúvidas.

Neste ano, a escola realizou o primeiro encontro em março, com as turmas de P4 e P5, mas não pôde dar continuidade à proposta por causa da pandemia. Atento à necessidade de oferecer apoio às famílias, especialmente diante do novo cenário de ensino-aprendizagem, O Peixinho organizou uma sequência de lives para os pais com o tema “A dinâmica do trabalho pedagógico durante o período de suspensão das aulas presenciais”.

O primeiro bate-papo virtual foi realizado no último dia 23 para o 1º Ano do Ensino Fundamental. As famílias dos alunos de 4º Ano também já tiveram o encontro e, até a próxima semana, os pais das demais turmas terão a oportunidade de participar das reuniões virtuais, que são conduzidas pela diretora educacional Daniele Zoéga Della Barba, pelas coordenadoras pedagógicas Pollyana Pesci e Tamires Ferreira, e pela psicóloga educacional Mariana Rodrigues.

Durante a live, a diretora, que é psicóloga, explica a importância de se preservar a saúde emocional neste momento. “Uma criança equilibrada conseguirá aprender com qualquer proposta pedagógica lá na frente, sendo assim, pode ser que as competências socioemocionais sejam até mais importantes que o aprendizado pedagógico”, observou no primeiro encontro. “A aprendizagem virá no tempo certo, talvez não no nosso, mas no da criança”, afirmou, orientando os pais a desapegarem do tempo cronológico.

O Peixinho considera que a parceria com as famílias é fundamental para o desenvolvimento dos alunos e, consequentemente, o apoio ao trabalho das professoras. “Do dia para a noite nossa equipe precisou inovar a forma de ensinar, buscou capacitação e continua se aperfeiçoando a cada dia. Estamos fazendo o possível para cumprir com o que é de nossa responsabilidade, e tem dado certo, mas seguimos contando com o apoio de vocês”, frisou a coordenadora Pollyana no bate-papo com os pais do 4º Ano.

Como a família pode colaborar neste momento, aulas on-line, rotina de estudos e avaliações são alguns dos tópicos discutidos com os pais nas lives. Eles também têm a oportunidade de partilhar situações do dia a dia relacionadas ao aprendizado dos filhos e pedir direcionamentos para a equipe escolar.

Adicionar comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *