(43) 3324 – 2815
Rua Pará, 1252 – Londrina-PR

Feira estimula troca de conhecimento

Feira estimula troca de conhecimento

Bichos de jardim, plantas e animais foram os temas trabalhados pelas turmas

Os alunos da Educação Infantil e do 1º Ano do Ensino Fundamental surpreenderam as professoras com as apresentações da Feira do Conhecimento, realizada de 29 de setembro a 02 de outubro. A partir da temática proposta para as turmas, cada criança foi motivada a escolher um assunto para o trabalho e, junto com a família, pesquisar e criar uma forma de apresentar o que aprendeu. O conteúdo do P4 foi “Bichos de jardim, do P5 foi “Plantas” e o 1º Ano abordou o tema “Animais”. Além de complementar o conteúdo estudado, a atividade teve o objetivo de desenvolver habilidades de exposição verbal, inserindo o aluno numa posição de liderança e protagonismo da aula com mediação da professora.

De acordo com a coordenadora pedagógica Lilian Cavalari Bernini, a proposta foi de encontro com o que a escola preza como prioridade na vida de um aluno: o respeito ao seu potencial e às suas diferenças. Cada professora, no papel de mediadora e acolhedora, encorajou as crianças e valorizou suas potencialidades. “A troca entre os alunos foi espetacular; eles fizeram perguntas e acrescentaram novos conhecimentos ao trabalho do outro, respeitando o colega. Foi incrível”, afirma. “Agradeço a participação dos pais e dos responsáveis, pois eles foram fundamentais para que tudo desse certo, abraçaram a causa e incentivaram as crianças”, complementa.

A coordenadora pedagógica Sonia Couto também ressalta que o envolvimento das crianças e das famílias com os temas propostos foi “surpreendente” e frisa que a participação dos alunos, expondo seus trabalhos e assistindo, deixou todos orgulhosos: “A troca de conhecimento e o respeito dos colegas durante as apresentações foi encantador. Podemos dizer que todos saímos ganhando com esta atividade. Parabéns às crianças e a todos os envolvidos”.

Depoimentos das professoras

Eliane Oliveira (P4 A): “Acredito no potencial que há em cada criança e considero que a melhor forma de aprender é fazendo. É essencial o estímulo e a troca de conhecimentos para as crianças serem protagonistas de sua aprendizagem. Sinto uma felicidade imensa por tudo que meus alunos aprenderam e mais ainda pelo que me ensinaram. A participação, a dedicação e o empenho das famílias para potencializar o interesse pelo conhecimento dos filhos, oferecendo autonomia, autoestima e aprendizagem também fizeram parte do sucesso da Feira do Conhecimento.”

Aline Kussmaul (P4 C): “Por conhecermos o potencial das nossas crianças, já imaginávamos que a Feira do Conhecimento seria um sucesso. Foi lindo ver o engajamento dos pais nesse processo prático de aprendizagem.”

Joeni Pereira (P4 D): “Sabemos que a Feira do Conhecimento tem um papel muito importante no aprendizado dos alunos, pois seu processo desenvolve diferentes habilidades como a organização do pensamento, a comunicação oral, a apresentação, os recursos a serem utilizados, dentre outros. Na minha turma houve muita participação, interesse e apoio dos pais e, assim, os alunos puderam dar um show de conhecimento em suas apresentações. Cada um, do seu melhor jeito, nos trouxe grandes curiosidades sobre o tema abordado. Foi uma experiência maravilhosa.” 

Keicielly Namur (P5 A): “A Feira do Conhecimento nos proporcionou momentos de muita aprendizagem. Foi uma experiência incrível na qual as crianças puderam fazer suas apresentações em formato de sala de aula invertida, elas como professoras e nós educadoras como alunas. Na minha turma, conferimos curiosidades e características de várias plantas e foi muito enriquecedor. Todos estão de parabéns.”

Carolina Lins (P5 B): “Gostaria de parabenizar os envolvidos pelo empenho e dedicação em todo o processo de construção dos trabalhos da Feira do Conhecimento; eles foram brilhantemente compartilhados. Realmente foi um evento maravilhoso, extremamente rico, encantador.”

Thais Ribeiro (P5 C): “No dia da Feira, as crianças se mostraram ansiosas, queriam logo fazer a apresentação; foi bem divertido. Como professora, me senti orgulhosa dos meus alunos, pois eles foram dedicados, fizeram pesquisas e, com empenho, mostraram todo conhecimento que adquiriam. Eles simplesmente arrasaram.”

Lucimara Passetti (1º anos A e C): “A Feira do Conhecimento me surpreendeu. Quanta criatividade e envolvimento dos alunos e dos familiares. Uma semana de muito aprendizado. Parabéns, crianças, pela participação. Vocês foram demais.”

Monise Correa (1º Ano D): “Fiquei muito satisfeita com as apresentações dos alunos do 1º D. As crianças participaram com muita vontade, cada uma foi protagonista de sua apresentação; as famílias se empenharam e conseguiram alcançar o objetivo esperado. Cada aluno foi respeitado em suas particularidades e se sentiu o máximo sendo professor no seu respectivo dia. A proposta foi muito válida porque, além da responsabilidade de apresentar algo para a turma, visou um trabalho conjunto da criança com a família. Todos tiveram muita criatividade. Foi um sucesso.” 

Clique na foto para abri-la. ↓

opeixinho-blog-ensino-02-1.jpg
abelhinha-2.jpg
abelhinha.jpeg
Amanda.jpg
animais-1.jpeg
animais-2.jpeg
animais-do-Pantanal.jpeg
Beatriz.jpeg
bichinho-de-jardim.jpeg
bichinho.jpeg
Davi-2.jpeg
Davi-Casonatto.jpg
Filho-da-Jô.jpg
Gabriel-Beluci.jpeg
Gabriela.jpg
girafa-1.jpeg
Helena.jpeg
Joaninha.jpg
Juju-Haddad.jpg
Laura-Liberal-2.jpeg
loirinha-plantas.jpeg
Luana-Sakai-1.jpeg
Luana-Sakai-2.jpeg
Lucas-Mukai.jpeg
Lucas-Parra.jpeg
Maju-Eliane.jpg
Manuela-Doi.jpg
Maria-Eduarda-Piedade.jpeg
Marquesini.jpg
Matheus.jpeg
Miguel-Marquesine.jpg
Natan.jpeg
Nicole.jpeg
P4.jpg
panda.jpeg
Pedro-Calegare-1.jpeg
Pedro-Calegare-2.jpeg
Plantas-1.jpeg
Plantas-2.jpeg
Plantas-3.jpeg
Plantas.jpeg
Raphinha-Copia.jpg
Ruan.jpeg
turma-tia-Eliane.jpeg
Valentina-2.jpeg

Adicionar comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *