(43) 3324 – 2815
Rua Pará, 1252 – Londrina-PR

Ensino Fundamental participa de live com escritora

Ensino Fundamental participa de live com escritora

Proposta faz parte do projeto de leitura realizado pela escola; alunos tiveram a oportunidade de fazer perguntas para a autora e entender o processo de criação de um livro

Inúmeros são os benefícios da leitura para todas as idades. Ler estimula o raciocínio, exercita a memória, contribui para o crescimento do vocabulário, amplia a habilidade na escrita, trabalha a imaginação, a criatividade e a comunicação, além de tantos outros ganhos. Inserir esse hábito na vida das crianças é uma forma de estimulá-las a fazer dos livros companheiros para toda a vida. Ciente disso, O Peixinho desenvolve de forma contínua o Projeto de Incentivo à Leitura com todas as séries. Como parte da proposta, na última sexta-feira (30), os alunos do Ensino Fundamental participaram de uma live com a escritora de livros infantis Camila Angelis. 

Antes do encontro virtual, cada turma, do 1º ao 5º Ano, leu uma obra da autora junto com a professora e os colegas de sala. Fizeram parte das atividades: “O canto do galo”, “Ágata”, “O menino e o velho… o velho e o menino”, “Os muitos pontos do ponto” e o lançamento “A baleia que queria ser sereia”. Envolvidas com as histórias, as crianças se sentiram ainda mais motivadas e ansiosas para conversar com a escritora ao vivo e fazer perguntas sobre a sua profissão, a inspiração para a escrita e curiosidades relacionadas ao processo da criação à publicação de um livro.

Quantos anos você tem de carreira? É muito difícil escrever um livro? Qual foi o que mais demorou para ficar pronto? Você se inspirou em alguém para escrever o livro da Ágata? De qual livro seu você gosta mais? Além de professora e escritora, você já teve outro emprego? Poderia dar um spoiler do próximo livro? Com que você gostava de brincar quando era criança? Essas foram algumas das perguntas que os alunos fizeram a Camila durante o bate-papo. “Foi uma oportunidade única para os nossos alunos. Eles interagiram bastante com a escritora, tiraram dúvidas e entenderam como acontece a criação de uma história que vira livro”, comenta a coordenadora pedagógica Pollyana Pesci.

Estímulo na escola e em casa

É comum que o hábito da leitura seja adquirido por influência ou mediação de alguém. De maneira especial, os professores e os pais têm uma responsabilidade maior de inserir a leitura na vida das crianças. “O ideal é que a escola faça a sua parte e os pais também estimulem os filhos em casa, contando histórias para eles desde pequenos e montando uma minibiblioteca com os livros à sua disposição”, orienta a diretora d’O Peixinho, Márcia Zoéga de Carvalho.

Com 52 anos de experiência com Educação, Tia Márcia observa que, mesmo após saírem d’O Peixinho no 5º Ano, as crianças que continuam sendo excelentes alunos em outras instituições e têm sucesso na universidade e na profissão são as que têm grande amor e dedicação pela leitura. “O investimento de tempo com os livros rende muitos frutos na infância e também na vida adulta; motiva a ter perseverança nos estudos e interesse pelo crescimento pessoal”, complementa a diretora.

Confira no Facebook d’O Peixinho três dicas da escritora Camila para incentivar as crianças a lerem.

Hora do Conto

Além das leituras feitas em sala de aula com as crianças e das propostas diferenciadas que são conduzidas durante todo o ano, como parte do Projeto de Incentivo à Leitura, semanalmente O Peixinho disponibiliza uma contação de história em seu canal do YouTube: Escola O Peixinho Londrina. Os vídeos são produzidos para as famílias da escola e abertos para a comunidade em geral.

 

 

 

 

Adicionar comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *