(43) 3324 – 2815
Rua Pará, 1252 – Londrina-PR

Projeto incentiva alunos a desenvolverem espírito esportivo

Projeto incentiva alunos a desenvolverem espírito esportivo

A proposta foi conduzida de julho a setembro com a Educação Infantil e o Ensino Fundamental inspirada nos jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio

O esporte é um tema trabalhado de forma contínua n’O Peixinho tanto com os alunos da Educação Infantil quanto com os do Ensino Fundamental, afinal, é uma prática que traz inúmeros benefícios para o corpo e para a mente. Com a realização dos jogos em Tóquio, ele ganhou ainda mais destaque por meio de atividades variadas desenvolvidas no projeto “Olimpíadas e Paralimpíadas na escola”, conduzido de julho a setembro na disciplina de Educação Física.

Durante as aulas, as crianças tiveram contato com diversas modalidades de esportes olímpicos e paralímpicos. Elas estudaram de forma interdisciplinar sobre a competição que reúne atletas do mundo inteiro e, com a professora de Educação Física, Vanessa Tavares, responsável pelo projeto, tiveram a oportunidade de praticar algumas categorias, como miniatletismo e tênis de mesa.

“Buscamos envolver os alunos para que tivessem uma experiência diferenciada. Eles confeccionaram suas próprias raquetes de tênis de mesa com material reciclável, por exemplo, e também praticaram algumas modalidades de forma adaptada [como arremesso de peso e parabadminton, sentados] para que tivessem a experiência da inclusão”, comenta Vanessa. As crianças também participaram de uma atividade para trabalhar a percepção tátil por meio da qual foram incentivadas a se locomoverem no espaço da quadra com os olhos fechados, guiando-se por um barbante. 

Além de apresentar aos alunos a história das olimpíadas e das Paralimpíadas, das medalhas, das mascotes, das modalidades esportivas e alguns símbolos da competição, o projeto teve por objetivo estimular os alunos à prática de atividades saudáveis, assim como o desenvolvimento motor, cognitivo e emocional. “Essa proposta foi uma forma de fazê-los trabalhar o espírito esportivo, a compreender a importância de obedecer às regras e entender que, mais importante que ganhar, é participar”, acrescenta a professora de Educação Física.

Os trabalhos interdisciplinares feitos pelos alunos do Ensino Fundamental ganharam destaque na exposição montada na quadrinha da escola. (Confira no final da matéria!)

Medalhas

Os alunos da Educação Infantil personalizaram suas próprias medalhas e também customizaram um porta-canetas com um desenho da mascote dos jogos olímpicos. Todas as crianças d’O Peixinho receberam medalha de participação. Na Educação Infantil o projeto foi finalizado com miniatletismo e no Ensino Fundamental um torneio de badminton em duplas coroou as atividades.

Desafio da Tocha

Como parte da proposta, a escola está participando de um concurso nacional do Instituto Península, intitulado “Desafio do Revezamento da Tocha”. Os alunos do 5º Ano, que estão representando O Peixinho, confeccionaram uma tocha – um dos símbolos mais importantes da competição olímpica – utilizando materiais recicláveis e gravaram um vídeo de um minuto fazendo o revezamento entre os colegas de turma. Os três vencedores receberão um kit esportivo para a escola, uma palestra online com o medalhista olímpico Vanderlei Cordeiro de Lima e um kit digital para o professor responsável pela inscrição para valorizar o esforço e colaborar com as aulas online/híbridas. O resultado sairá na primeira quinzena de outubro. 

“Ficaremos muito felizes se a nossa escola for uma das vencedoras, mas já nos sentimos vitoriosos pelo envolvimento dos alunos nesse desafio, assim como em todo o projeto desenvolvido nos últimos dois meses”, afirma Vanessa.

Confira mais fotos em nosso Facebook: https://www.facebook.com/opeixinho

 

Adicionar comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *