(43) 3324 – 2815
Rua Pará, 1252 – Londrina-PR

De portas abertas

De portas abertas

Para alegria dos alunos, O Peixinho retoma atividades na biblioteca da escola; estão liberados empréstimos de livros e contações de história presenciais

A biblioteca d’O Peixinho sempre foi muito frequentada pelos alunos, tanto para retirada de livros como para as contações de história, que são sucesso garantido entre as crianças. Em virtude da pandemia de covid-19 e das medidas de biossegurança que precisaram ser adotadas para controlar a disseminação do novo coronavírus, o espaço ficou fechado até o final de fevereiro. Após quase dois anos sem receber os alunos, tendo em vista a flexibilização dos protocolos de biossegurança, O Peixinho reabriu a biblioteca para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.

A “reinauguração” do espaço foi elaborada com muito carinho pela equipe pedagógica com o objetivo de tornar o momento ainda mais marcante para as crianças. As comemorações foram iniciadas no último dia 25, com uma Hora do Conto especial conduzida em diferentes ambientes da escola, com direito a cenário e a sorteio de livros novos com temas variados. Para evitar aglomeração, as contações de história foram divididas por turmas.

A obra escolhida para as crianças de 1º a 5º ano foi “A biblioteca encantada”, da autora Sarah Silva. O livro conta a história da professora Rosinha, que andava preocupada com seus alunos, pois demonstravam estar muito desmotivados, mas, graças à descoberta da biblioteca encantada, ela conseguiu incentivá-los por meio das ideias geniais dos livros falantes – seus mais novos amigos -.

Já para os alunos da Educação Infantil foi escolhido um clássico muito amado pelas crianças: “A boca do sapo”, de Mary França. Na história, os animais acham que a boca do sapo é muito grande, mas ele não concorda. Mesmo todos lhe dizendo isso, o bichinho sempre nega. Porém, quando o coelho aparece com um bolo bem grande, seu pensamento muda. (Confira esse conto no canal do YouTube da escola.)

Benefícios para o aprendizado

O retorno das atividades na biblioteca traz inúmeros benefícios para as crianças, conforme esclarece a bibliotecária e contadora de histórias d’O Peixinho, Carolina Rezende. “Com a biblioteca em funcionamento, conseguimos propor diversas atividades para despertar o gosto pela leitura em nossos alunos. E isso é muito importante, pois o contato com os livros beneficia a criança em diversos aspectos necessários para a sua formação: ajuda a desenvolver a criatividade, a imaginação, o raciocínio lógico, amplia o conhecimento, auxilia na internalização de valores, melhora a escrita, amplia o vocabulário, entre tantos outros pontos positivos”, comenta.

Com a biblioteca aberta, os alunos terão mais um espaço de acolhimento para participar de projetos de leitura e também para as professoras realizarem propostas do cotidiano em um local lúdico. “Não tenho palavras para descrever a minha felicidade em voltar com as atividades. As crianças amam assistir à Hora do Conto e escolher livros diretamente nas estantes. Elas estavam ansiosas por este retorno”, completa Carolina.

Projetos

Durante o tempo de fechamento da biblioteca, O Peixinho estendeu o projeto Hora do Conto, que acontecia presencialmente, para as redes sociais, onde disponibilizou novas histórias uma vez por semana para as famílias da escola e para o público em geral. A iniciativa será mantida quinzenalmente, mesmo com a retomada da contação no modelo presencial. (Assista a todas HCs no YouTube

Para que os alunos não ficassem sem acesso aos livros, no ano passado a escola desenvolveu o projeto Viajante da Leitura. A cada 15 dias, as turmas do 2º ao 5º Ano recebiam a visita de uma personagem que levava as obras da biblioteca em uma mala para os alunos fazerem o empréstimo de livro. (A matéria completa pode ser conferida no blog d’O Peixinho.)

 

Adicionar comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *